
Ott Tänak em Hyundai i20 sobreviveu a um susto no final para conseguir uma vitória muito desejada em casa na primeira rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA na Estônia.
Ele liderou a maior parte da prova para vencer o Rally da Estônia após três dias de competição e uma vantagem de 22,2 segundos . O companheiro de equipe Craig Breen completou 1-2 para Hyundai Motorsport e igualou seu melhor resultado da carreira.
A Estônia foi a 600ª rodada do WRC desde o início do campeonato em 1973 e marcou o retorno do campeonato após uma pausa de seis meses devido à pandemia de Covid-19.
Tänak era o favorito do pré-evento e depois de assumir a liderança no início da primeira mão de sábado, o estoniano nunca foi seriamente incomodado. Mas sua tentativa de uma vitória inaugural na temporada quase fracassou na penúltima especial.
Ele acertou um banco de terra com a traseira de seu i20, mas o dano provou ser apenas cosmético e ele passou pela especial final para garantir sua primeira vitória para a equipe.
“Estou feliz por vencer com a Hyundai pela primeira vez”, disse ele. “Tínhamos algum know-how anterior e se você corre em casa, mesmo que não conheça algumas estradas, você sente o apoio que recebe das pessoas ao redor. É uma sensação ótima. ”

Tänak subiu para o terceiro lugar no campeonato, 13 pontos atrás do líder Sébastien Ogier.
Breen, o segundo, fechou a dobradinha da Hyundai e terminou com apenas 4,7 segundos de vantagem sobre Ogier, admitindo que sua tentativa de controlar seu ritmo na fase final permitiu que o francês chegasse mais perto do que desejado. Foi, no entanto, um desempenho extremamente positivo do irlandês, que não é um titular regular do WRC.
Ogier liderou um trio de Yaris, satisfeito com o pódio que mantém suas esperanças de um sétimo título mundial na pista, mas desapontado por não ter conseguido igualar o ritmo de Tänak na tarde de sábado.
Elfyn Evans e Kalle Rovanperä foram quarto e quinto, ambos perdendo tempo com problemas nos pneus. Rovanperä sofreu uma penalidade de 60 segundos na noite passada por trabalhar em seu carro em uma zona proibida, mas o jovem de 19 anos se tornou o piloto mais jovem a liderar um rally do WRC.
A quinta rodada leva as equipes ao Rally da Turquia, que tem sede em Marmaris, de 18 a 20 de setembro.

Posições Finais
1. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 1h 59min 53,6seg
2. C Breen / P Nagle IRL Hyundai i20 + 22,2 seg
3. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris + 26,9 seg
4. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris + 41,9 seg
5. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota Yaris + 1 min 18,7 seg
6. T Suninen / J Lehtinen FIN Ford Fiesta + 2min 39,6seg
Campeonato Mundial de Rally da FIA (após a rodada 4 de 7)
1. S Ogier 79pts
2. E Evans 70pts
3. O Tänak 66pts
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments