Craig Breen lidera a classificação na Suécia depois de uma sexta-feira frenética terminando o seu melhor dia no mundial com uma vantagem 2,6 segundos para um competitivo Ott Tänak que vem mostrando uma boa adaptação do Ford aos pisos de neve.
O irlandês ficou atrás do homem que o substituiu na M-Sport Ford durante a primeira metade do dia antes de lançar um ataque sobre o estoniano no início da tarde.
Breen, que está disputando um programa parcial a bordo de um Hyundai i20 N nesta temporada, esteve sempre muito seguro apesar do ritmo imposto pelo campeão de 2019, Tänak.
“Definitivamente foi um dos meus dias mais fortes no WRC”, referiu Breen.
Embora o ritmo de Tänak represente um avanço significativo em comparação com o Rally de Monte-Carlo do mês passado, o estoniano não foi muito positivo no final do dia na avaliação ao desempenho do carro, já que, segundo ele, está levando seu Puma ao limite absoluto, não restando margem para ir mais além.
"Em termos de resultados, podemos definitivamente estar muito felizes. É muito mais do que esperávamos conseguir aqui. Mas o fato é que, para os riscos que corremos deveríamos estar melhor." - comentou Tänak
Esapekka Lappi colocou dois carros Hyundai entre os três primeiros com uma atuação sólida em sua segunda prova pela equipe. Uma rodada quando vinha liderando na SS6 foi o único deslize real do finlandês, que está atrás de Tänak por apenas 8,6 segundos.
Mais 15,3 segundos atrás, em quarto lugar, esta Elfyn Evans, o piloto da Toyota Gazoo Racing mais bem colocado. Ele inicialmente perdeu algum tempo mas melhorou ao longo do dia, sobrevivendo a um encontro com um grande banco de neve enquanto subia na tabela de classificação.
A ascensão de Evans foi parcialmente ajudada pelo fato de o companheiro de equipe Takamoto Katsuta capotar seu GR Yaris na segunda passagem de Brattby. O japonês que também vinha fazendo seu melhor dia na equipe, andando mesmo no ritmo dos pilotos da frente, acabou por abandonar pouco depois com danos no radiador, pondo fim ao que havia sido um começo promissor.
Kalle Rovanperä, líder após a abertura da noite de quinta-feira, desistiu de atacar e correr tantos riscos depois de passar o dia com a ingrata tarefa de abertura de estrada. A aderência foi difícil para o atual campeão enquanto ele varria uma linha limpa na neve solta. Ele terminou o dia atrás do colega Evans por apenas 4,6 segundos.
O sexto lugar acabou por ficar ao final do dia com o terceiro Hyundai, o do belga Thierry Neuville, que larga para a etapa de sábado a 36,8 seg do líder e seu companheiro de equipe.
O sábado é o dia mais longo do rali e conta com sete especiais totalizando 126,22km.
Posições após a sexta-feira:
1. C Breen / J Fulton IRL Hyundai i20 N 57min 5,5seg
2. O Tänak / M Järveoja EST Ford Puma +2.6sec
3. E Lappi / J Ferm FIN Hyundai i20 N +11,2 seg
4. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +26,5 seg
5. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +31,1 seg
6. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +36,8 seg
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Kommentare