
Piloto brasileiro anda forte no prólogo, percurso de 11 km que permitiu definir as posições de largada em Abu Dhabi para a primeira etapa.
Depois de se destacar no Rally Dakar, disputado em janeiro, com vitórias em duas especiais, o brasileiro Lucas Moraes prossegue com sua campanha no Campeonato Mundial de Rally Raid (W2RC). O Abu Dhabi Desert Challenge, válido pela segunda etapa da competição, realizou neste sábado (22) o prólogo, corrida contra o relógio que permitiu definir a ordem de largada.
Juntamente com o navegador espanhol Armand Monleón, Moraes obteve o segundo tempo, ficando atrás apenas da dupla Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger (França), que conduzem um Dacia Sandrider.
O prólogo deste sábado teve apenas 11km de percurso cronometrado. Moraes e Monleón competem com um Toyota GR DKR Hilux, mesmo carro com o qual disputaram o Dakar. O duo foi também a tripulação que deu o melhor resultado à Toyota no prólogo. Eles ficaram logo à frente de outro Sandrider, conduzido pela dupla Sebastien Loeb (França) e Fabian Lurquin (Bélgica). Loeb é o maior campeão da história do Mundial de Rally de Velocidade (WRC), com nove títulos, e busca há alguns anos o sucesso no Mundial de Rally Raid – versão off-road na qual se encaixam o Dakar e que tem no Rally dos Sertões a competição mais próxima das etapas do mundial.

De tirar o fôlego – O Abu Dhabi Desert Challenge está em sua 34ª edição e é famoso por oferecer as dunas mais altas do Campeonato Mundial, o que inclui o próprio Dakar. Algumas possuem 300 metros de altura e descidas de tirar o fôlego.
É uma característica que favorece os competidores da região, como o piloto mais rápido deste sábado, o catarense Nasser Al-Attiyah, além do atual campeão do Dakar, o saudita Yazeed Al Rajhi, que tem na navegação o alemão Timo Gottschalk em um Toyota Overdrive. Al Rajhi e Gottschalk terminaram o prólogo na nona colocação.
A prova tem início para valer com uma especial neste domingo, com 243km de percurso cronometrado, terminando somente na próxima quinta-feira (27), após um total de 1.186km cronometrados divididos em cinco especiais.
Comentarios