A Automobili Lamborghini anunciou mais uma iniciativa que fortalece seu caminho em direção a um futuro cada vez mais verde e ecológico, após o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho. Graças a um acordo entre a Lamborghini e a ÖBB Rail Cargo, uma empresa europeia líder em transporte ferroviário de carga, as carrocerias Urus serão entregues da fábrica da Volkswagen em Zwickau, Alemanha, para a sede da Lamborghini em Sant'Agata Bolognese por meio de uma rota sustentável utilizando a ferrovia.
Na verdade, o transporte rodoviário será totalmente substituído pelo ferroviário. Essa mudança reduzirá as emissões de CO2 em 85%, passando de 2.234 toneladas para 331 por jornada semanal (economizando cerca de 1.903 toneladas de dióxido de carbono anualmente). Tudo isso garantindo um tempo total de trânsito de 48 horas - tempo recorde para este tipo de transporte - do local em Zwickau até Modena. Mais uma vez, de uma perspectiva sustentável, o único transporte por roda será feito em caminhões a gás (GNL) e será o de Modena até o local de Sant'Agata Bolognese, correspondendo a cerca de 21 km de um total de 1.000 km de viagem.
Esta iniciativa segue o anúncio do futuro programa global “Direzione Cor Tauri” da Lamborghini, envolvendo uma mudança completa para tecnologias híbridas até 2024 e a visão de um novo modelo totalmente elétrico na segunda metade da década. Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, comentou: “Nosso programa de descarbonização continua e está se traduzindo em ações tangíveis. Na sequência do anúncio do programa Direzione Cor Tauri, estamos agora revelando mais um componente do nosso plano integrado, através do qual queremos trazer soluções práticas para os desafios ambientais de hoje, tomando medidas para desenvolver nossos produtos e nossa planta em Sant'Agata Bolognese. A implantação de uma cadeia logística sustentável é um passo importante nessa jornada. ”
Com um investimento histórico de mais de € 1,5 bilhão nos próximos quatro anos, o programa Direzione Cor Tauri levará à descarbonização dos futuros modelos Lamborghini e da unidade de Sant'Agata Bolognese, com a meta de reduzir as emissões de CO2 em 50% em todo toda a gama até 2025. Cor Tauri parte de uma visão holística da estratégia de sustentabilidade da empresa: uma abordagem 360 ° que abrange desde os produtos até a unidade de Sant'Agata Bolognese, das linhas de produção aos escritórios. A área de 160.000 metros quadrados obteve a certificação de CO2 neutro em 2015, que foi mantida mesmo depois que o local de produção dobrou de tamanho nos últimos anos. Além da redução das emissões de CO2, a proteção ao meio ambiente, a sustentabilidade na cadeia de suprimentos, a atenção aos colaboradores e a responsabilidade social corporativa fazem parte dessa estratégia.
Para publicidade, apoio ou parcerias nas seções Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br