O Citroën Basalt acaba de chegar ao Brasil a partir de R$ 89.990 com um porta-malas que comporta até 490 litros de volume e uma linha diversificada de motores que inclui o dinâmico propulsor Turbo 200 de até 130 cv. O Basalt vem montado na plataforma CMP, que possibilitou uma distância entre-eixos de 2,64 m.
“Este posicionamento extremamente competitivo mostra a importância que a Citroën dá à acessibilidade de seus produtos, democratizando uma mobilidade com estilo e conforto que até então só estava disponível em modelos superiores. Com o Basalt concluímos com chave de ouro o projeto C-Cubed, uma iniciativa inovadora que permitiu aos nossos clientes ter ao seu alcance veículos que se sobressaem em diversos aspectos, com a força do desenvolvimento e expertise da Stellantis na região”, afirma Felipe Daemon, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.
O Citroën Basalt reúne praticamente todos os elementos que foram antecipados pelo conceito Vision, e foi desenvolvido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) com 80% de integração local.
A escolha de cores especiais se faz presente nas opções disponíveis para o cliente, começando pelo Cosmo Blue. Esse tom de azul faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do Basalt. Ele complementa um catálogo que inclui o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise — com a especial adição do tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
No interior, o painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a já conhecida central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Logo abaixo dele, a oferta do ar-condicionado digital automático permite a escolha da temperatura que melhor agrade aos ocupantes ao toque de um botão.
A suspensão do Basalt foi projetada para que fosse entregue o máximo de conforto sem qualquer tipo de concessão. Com isso, ele pode rodar nas mais diferentes ruas e estradas sem perda de robustez e eficiência. Pneus de medida 205/65 R16 oferecem sempre o máximo de aderência, enquanto rodas de liga-leve de 16 polegadas em todas as versões agregam ainda mais design ao conjunto.
O Basalt adota uma direção assistida eletricamente especialmente projetada para ele, somando-se a um ar-condicionado preparado para o clima intenso da América do Sul, capaz de refrigerar ou aquecer a cabine rapidamente.
O conforto também está em ter uma boa lista de equipamentos de série em todas as versões, e que inclui itens como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).
A cabine desenvolvida com foco total na comodidade para os ocupantes entrega um amplo espaço interno para cabeças, pernas e ombros de todos, inclusive os passageiros que viajarem no banco traseiro (que também terão a facilidade de duas entradas USB dedicadas posicionadas entre os bancos frontais).
Atrás amplo porta-malas de 490 litros (padrão VDA) e tampa com abertura total. Eficiência é poder ampliar ainda mais o compartimento, graças ao sistema de rebatimento do encosto traseiro.
Sob o capô, duas opções de propulsão
O motor 1.0 Firefly associado a um câmbio manual de cinco marchas e possibilita um ótimo consumo de combustível de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque.
O conjunto de até 130 cv do motor Turbo aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, dá ainda mais dinamismo ao Basalt. O propulsor Turbo 200 é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência.
Pós-Venda
A acessibilidade continua após a aquisição do veículo, com um pacote de revisões a preço fixo, dando segurança e previsibilidade ao consumidor. As três primeiras manutenções periódicas na versão Feel 1.0 somam R$ 1.859, enquanto nos pacotes Feel e Shine Turbo o valor é de R$ 2.369. Além disso, as revisões podem ser adquiridas no momento da compra do veículo e diluídas no financiamento, agregando ainda mais valor ao Basalt em sua revenda.
First Edition: a celebração de um pioneiro
O Basalt First Edition, edição especial de lançamento, terá diferentes elementos de design para entregar ainda mais estilo, inclusive na cor Branco Nacré Perolizada, única e exclusiva da versão. O visual especial continua com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera e logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras.
O interior é igualmente especial, com pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido. O Citroën Basalt começa a ser vendido em todas as concessionárias da marca, com três anos de garantia sem limite de quilometragem, conforme tabela de preços sugeridos e lista de equipamentos abaixo:
Citroën Basalt Feel: R$ 89.990
Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990
Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390
Lista de itens de série e opcionais
Novo SUV Coupe Citroën Basalt Feel
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
Novo SUV Coupe Citroën Basalt Feel Turbo 200
Todos os itens da versão Feel mais:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução
Novo SUV Coupe Citroën Basalt Shine Turbo 200
Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
- Faróis de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
- Skidplate dianteiro e traseiro
Opcional:
- Pintura bitom com teto Perla Nera
Novo SUV Coupe Citroën Basalt First Edition
Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
- Logotipos First Edition
- Faixa preta entre as lanternas
- Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
- Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
- Soleiras metalizadas
- Pedaleiras exclusivas
- Tapetes exclusivos
- Pintura bitom com teto Perla Nera
Comments