No primeiro trimestre de 2021, os veículos elétricos híbridos representaram 18,4% do total das vendas de automóveis de passageiros na UE, quase dobrando sua participação de mercado em um ano. A demanda por carros eletricamente carregados também aumentou durante esses três meses: os veículos elétricos a bateria já representaram 5,7% de todos os carros novos, enquanto os híbridos plug-in representaram 8,2% dos registros e novos veículos. As vendas de automóveis tradicionais a combustível fóssil continuaram a diminuir na União Europeia, embora a gasolina e o diesel ainda representem 65,4% do mercado automóvel.
Carros a gasolina e diesel
De janeiro a março de 2021, os volumes de diesel caíram 20,1% em comparação com o ano anterior, para 593.559 carros vendidos em toda a União Europeia. O diesel agora detém uma participação de mercado de 23,2%, ante 29,9% no primeiro trimestre de 2020. A maioria dos mercados da UE registrou quedas de dois dígitos neste segmento, incluindo três dos quatro principais: Alemanha (-29,4%), Espanha (-28,3%) e França (-11,1%).
Da mesma forma, a demanda por carros a gasolina continuou sua tendência de queda, com as vendas diminuindo em 16,9%, de 1,3 milhão de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2020 para 1,1 milhão neste ano. Como resultado, a participação da gasolina no mercado de automóveis da UE encolheu de 52,3% no primeiro trimestre de 2020 para 42,2% durante o mesmo período em 2021. Com exceção da França (+ 8,3%), os registros de carros a gasolina caíram em todos os principais Mercados da UE durante o período de três meses: Alemanha (-30,0%), Espanha (-25,7%) e Itália (-4,8%).
Veículos com motorização alternativa
Durante o primeiro trimestre do ano, os registros de veículos elétricos a bateria na UE aumentaram 59,1%, atingindo 146.185 carros, com a demanda ainda se beneficiando dos estímulos governamentais para veículos com emissão zero. Este crescimento foi impulsionado por grandes ganhos nos principais mercados da UE, principalmente na Alemanha (+ 149,0%) e na Itália (+ 145,6%). Em contraste, a demanda por carros elétricos com bateria diminuiu na Espanha (-12,6%) de janeiro a março.
Os registros de veículos elétricos híbridos plug-in aumentaram 175,0%, totalizando 208.389 unidades. Um dos impulsionadores desse crescimento foi a Itália, onde 16.103 carros plug-in foram registrados no primeiro trimestre - um aumento de 445,7% em relação a 2020. Os três outros principais mercados da UE também viram ganhos muito expressivos, ou mesmo três vezes, no segmento de PHEV até agora este ano: Alemanha (+ 195,4%), França (+ 231,4%) e Espanha (+ 116,1%).
Os veículos elétricos híbridos continuaram a ser a categoria de maior volume de automóveis de passageiros com motor alternativo na UE, com 469.784 unidades registradas de janeiro a março de 2021 (um aumento de 101,6% em relação ao mesmo período do ano passado). Os registros de híbridos aumentaram em quase toda a região, incluindo Itália (+ 246,8%), França (+ 135,0%), Alemanha (+ 60,5%) e Espanha (+ 39,4%).
A demanda por veículos a gás natural (GNV) na União Europeia diminuiu 10,1% para 14.300 unidades durante o primeiro trimestre, apesar dos registros aumentarem 24,5% na Itália (o maior mercado da UE para esses veículos). As vendas de carros a GPL, por outro lado, quase duplicaram (+ 92,7%), atingindo 46.037 unidades, impulsionadas por ganhos notáveis na França (+ 1.748,6%; agora o segundo maior mercado da UE para automóveis a GPL) e Itália (+ 23,9%), que representou mais da metade do total das vendas de GLP.
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