A Rumo, operadora logística ferroviária brasileira, subsidiária da Cosan Logística, concluiu em março o primeiro ano do projeto que liga o município de Rondonópolis, no Mato Grosso, ao Porto de Santos, operando trens de 120 vagões.
Assim, a Rumo aumentou em 50% a capacidade em relação aos trens que circulavam com oitenta vagões. Com 11.500 toneladas de carga em cada trem no início de 2022, a empresa superará seu recorde de 2021, o maior volume de carga transportada em sua história, com 43% de participação no mercado de transporte de grãos. O aumento do número de vagões permite a redução do número de viagens, favorecendo a sustentabilidade do serviço e eliminando a interferência dos trens nas áreas urbanas por onde passa.
Inicialmente, os trens de 120 vagões seriam movidos por cinco locomotivas, mas uma série de estudos e adaptações permitem que apenas quatro máquinas sejam utilizadas por composição. Essa redução e o uso de tecnologias de condução semi-autônoma têm favorecido uma operação mais eficiente. Atualmente, a Rumo opera em média 6,5 trens diários para o Porto de Santos, dos quais cinco partem do principal terminal de grãos da América Latina, em Rondonópolis.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários