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Tecnologia da Siemens Mobility na operação automatizada da linha 4 do metrô de São Paulo


Tecnologia da Siemens Mobility na operação automatizada da linha 4 do metrô de São Paulo

Com a estação terminal de Vila Sônia em plena operação desde maio, a ViaQuatro concluiu com sucesso a implementação de um moderno sistema de sinalização digitalizada em toda sua Linha 4 de metrô.


Também conhecida como "Linha Amarela", a Linha 4 da maior cidade do Brasil foi o primeiro metrô totalmente automatizado no continente latino-americano. Os serviços têm se expandido continuamente desde 2010. A linha tem origem na estação ferroviária principal "Estação da Luz", e hoje estende-se ao longo de 15 km. Até 1 milhão de passageiros por dia podem utilizar a frota de 29 trens que ligam 11 estações. A linha é operada pela ViaQuatro, uma das empresas da CCR Mobilidade, divisão responsável por todos os projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no país.



“A operação completa da Linha 4-Amarela é um marco histórico nos nossos esforços para expandir e modernizar o sistema metroferroviário em São Paulo; além de reforçar nosso compromisso em oferecer um serviço moderno e cada vez mais confiável aos passageiros da ViaQuatro. Estamos satisfeitos pela Siemens Mobility continuar a contribuir significativamente com esta iniciativa", afirmou Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade.


“Estamos orgulhosos de nossa parceria com a ViaQuatro neste projeto de referência. A Linha 4 de São Paulo é a linha de metrô mais inovadora da América Latina e nossa tecnologia digitalizada de última geração fornece aos passageiros uma experiência aprimorada com maior segurança, confiabilidade e disponibilidade.", acrescentou Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility

Tecnologia da Siemens Mobility na operação automatizada da linha 4 do metrô de São Paulo
Tecnologia da Siemens Mobility na operação automatizada da linha 4 do metrô de São Paulo

Brasil e Região da América Latina.

Desde 2007, a Siemens Mobility tem trabalhado com a ViaQuatro para instalar avançadas soluções de sinalização digital, como por exemplo o CBTC-UTO (GoA4 – sem condutor), Trainguard MT, telecomunicações a bordo e na via, Intertravamento SICAS, VICOS e SCADA para aumentar a capacidade de transporte de passageiros, minimizando a distância entre os trens e proporcionando flexibilidade com segurança.


A Siemens Mobility tem sido parceira da CCR Mobilidade há muitos anos. Isto inclui projetos recentes de sinalização e eletrificação das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos de São Paulo, bem como a avançada tecnologia (GoA2) fornecida para duas linhas de metrô de superfície em Salvador, na Bahia.



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