top of page

Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

Foto do escritor: Redação BrasilRedação Brasil

Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

Promotora da principal categoria do automobilismo brasileiro, a Vicar anunciou nesta quinta-feira (14) uma mudança importante no conceito da Stock Car Pro Series. A partir de 2025, quando estreará o novo e revolucionário projeto de seus carros, os modelos utilizados terão como visual os SUVs (sigla para Veículos Utilitários Esportivos) no lugar dos sedans, que encerrarão sua era no próximo campeonato, com início no dia três de março de 2024, em Goiânia (GO). Em um evento realizado no Autódromo de Interlagos, a empresa confirmou que em 2025 os fãs verão no grid o Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross no lugar do Cruze e do Corolla Sedan, respectivamente.


Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança é baseada em pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes feitas pela maior promotora de corridas da América Latina. Um dos sinalizadores para a utilização da nova carroceria é o próprio consumidor. Segundo relatório divulgado no dia sete de dezembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedans. Em 2010, período de início dessa tendência, os SUVs tinham somente 7%.


“Somando o comportamento do mercado, a nossa interlocução com as montadoras e a pesquisa com os fãs, concluímos que este movimento que vamos fazer para 2025 é 100% consistente com as aspirações de toda a comunidade da Stock Car e do esporte a motor como um todo”, avaliou Fernando Julianelli. “Os pontos positivos foram muitos e ficamos muito surpresos com a receptividade tanto do público quanto dos pilotos e investidores na categoria. É o rumo certo para garantir uma longevidade sadia para a Stock Car”, resumiu.

Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

Versão final – Assim como os elementos mecânicos e eletrônicos do carro que estreará em 2025 – um projeto de padrão internacional que tem gerado expectativa inclusive em mercados do exterior –, as novas carrocerias foram desenvolvidas pela Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar.


A versão final do Tracker e do Corolla Cross se revelou bastante ousada em termos de visual, com linhas agressivas e um aspecto extremamente esportivo.

“São designs que inspiram: você olha e já imagina eles na pista. O visual sugere dois carros puro-sangue, realmente com pedigree de competição”, opinou Enzo Bortoletto, CEO da Audacetech.

“Tecnicamente, o maior desafio será a equalização aerodinâmica, que já está em andamento e tem mostrado resultados bem animadores. Temos certeza que vamos manter o impressionante equilíbrio da Stock Car, que tem classificatórios com até 30 carros separados por apenas meio segundo, um índice espetacular que vamos preservar”, destacou.
Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

Stock Car: Na onda dos SUVs, competição passa a correr com as “bolhas” de Corolla Cross e Tracker

“Desde sua estreia, em 1979, a Stock Car já contou com a participação de 11 modelos, representando cinco fábricas diferentes”, destaca Fernando Julianelli. “A notícia que damos hoje vem em um momento muito especial, pois no próximo domingo teremos a etapa de encerramento da temporada 2023, com Toyota e Chevrolet disputando o título das montadoras. O placar é simbólico do equilíbrio que atingimos: elas estão empatadas, com 11 vitórias cada uma. Domingo, teremos o tira-teima. Com o novo carro e a evolução em várias outras áreas, vamos dar continuidade a esse cenário, no qual a competitividade, os ídolos e os carros atraem e encantam milhões de fãs no Brasil e no exterior”, completa o CEO da Vicar.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Teste (6).png

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Testes Revista Publiracing

Opel Astra GS híbrido - Continua sendo uma ótima opção

Publiracing Portal de Notícias
Opel Astra GS híbrido - Continua sendo uma ótima opção
Opel Astra GS híbrido - Continua sendo uma ótima opção

Opel Astra GS híbrido - Continua sendo uma ótima opção

01:30
Reproduzir vídeo
Olha por onde andámos com a Ford Ranger Raptor!🛻

Olha por onde andámos com a Ford Ranger Raptor!🛻

01:28
Reproduzir vídeo
Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

01:30
Reproduzir vídeo
bottom of page