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Fábrica japonesa é novidade, regressando para o grid em 2025, quando a principal categoria do Brasil adotará os SUVs como base para as carrocerias disponíveis e se juntando a Chevrolet e Toyota.
Uma das novidades mais aguardadas da atual temporada foi apresentada neste sábado (14) em Interlagos. O Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car foi mostrado ao público e à imprensa durante a etapa final da Stock Car Pro Series, campeonato que adotará os SUVs como base a partir da temporada que vem. Com uma silhueta que destaca a esportividade do modelo, o Eclipse completa o grid que também contará com as versões Stock Car dos modelos Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross – ambos já apresentados.
“É uma sensação incrível levar nossa marca de volta ao grid da Stock Car. Ainda mais nesse momento de revolução tecnológica da categoria. É o momento certo para entrarmos para valer”, disse Mauro Luis Correia, CEO da Mitsubishi Motors.
“A Stock Car é uma plataforma importante para as fabricantes presentes no Brasil e será o ambiente ideal para destacarmos a esportividade e paixão que fazem parte do DNA da nossa marca. O Eclipse Cross Stock Car ficou não apenas lindo, mas também inspirador para quem curte automobilismo. Esperamos entrar para competir em alto nível já em nossa temporada de estreia e essa motivação com certeza vai contagiar os fãs da marca. ‘Bora’ acelerar!”, completou o executivo.
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"É uma honra extraordinária para a categoria receber uma terceira fabricante de prestígio internacional. A apresentação do Eclipse Cross nos encheu de entusiasmo e 2025 promete um espetáculo único com estas três potências da indústria automotiva disputando cada volta", declarou Lincoln Oliveira, controlador da Vicar e promotor da Stock Car. “A estreia dos novos carros na próxima temporada tem gerado uma expectativa sem precedentes. O retorno da Mitsubishi às pistas representa um momento histórico para o automobilismo nacional. Os fãs podem se preparar: teremos um espetáculo memorável nas pistas", completou Oliveira.
"Com o lançamento do Eclipse Cross, alcançamos um marco significativo ao apresentar os três projetos ainda em 2024, incluindo as versões Stock Car do Tracker e do Corolla Cross",
afirmou Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, que controla a Vicar, promotora da Stock Car.
"Desenvolver estes três projetos para a próxima temporada foi um desafio extraordinário, considerando que os veículos integram sistemas e componentes customizados por especialistas de diversos países. Os resultados nos testes têm superado nossas expectativas. Em 2025, pilotos, equipes e espectadores testemunharão uma nova era do automobilismo com carros verdadeiramente excepcionais nas pistas", completou Bortoleto.
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Assim como seus rivais de 2025, o Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car utiliza como base o Audace SNG01, projeto da Audacetech. Mais leve, estável e veloz que os carros utilizados até 2024, o Eclipse Cross chega para integrar um projeto repleto de tecnologia de competição automotiva, incluindo também um pacote de conectividade que deve revolucionar a forma como as corridas da categoria são assistidas dentro e fora dos autódromos.
Em vários esportes – Bicampeã da categoria, a Mitsubishi encerrou uma bem-sucedida primeira passagem pela Stock Car em 2008. Com ampla contribuição para o esporte brasileiro, a fábrica japonesa promove há 25 anos a Mitsubishi Cup, maior rally cross-country da América Latina, e apoia iniciativas em várias modalidades, como esporte à vela, ciclismo e tênis, por exemplo.
A primeira participação da marca dos três diamantes na Stock Car durou quatro temporadas, entre 2005 e 2008. Neste período, a Mitsubishi foi representada por 37 pilotos, realizou 48 corridas e conquistou 16 vitórias, 13 poles, 15 voltas mais rápidas e 38 pódios, além dos títulos alcançados em 2006 e 2007 por Cacá Bueno. Em 2025, após 17 anos de sua última corrida na Stock, a fabricante japonesa voltará ao grid no final de semana de 2 a 4 de maio, durante a etapa de abertura da próxima temporada.
Sobre o Audace SNG01 — A sigla SNG01 significa “Stock New Generation 01”. Homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, os novos carros da Stock Car 2025 foram criados pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O desenvolvimento utilizou simulação computacional da Siemens e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Com fabricação brasileira da Magna Compósitos, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar.
Desde outubro de 2024, o controle de processos de fabricação utiliza softwares de inteligência artificial de última geração operados pela brasileira Tractian. Motor e suspensão também utilizam elementos de competição, produzidos pela gaúcha MTR Performance Parts. Especialmente fabricado para a Stock Car, o volante de direção é da holandesa Grid Engineering.
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Os carros da nova geração SUV da Stock Car serão empurrados por motor turboalimentado de 2,1 litros, com aproximadamente 500cv de potência, alimentados pela gasolina Petrobras Podium. De fabricação britânica, o câmbio de competição XTrac é sequencial e semiautomático, com seis velocidades. Um dos destaques no quesito conectividade é o sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro, que entre outras atribuições irá proporcionar a primeira telemetria de competição empregada por uma categoria brasileira.
Dotados de amortecedores reguláveis e importados da Penske Racing, os novos carros da Stock Car trazem suspensão independente nas quatro rodas, com triângulos sobrepostos (“duplo A”) e sistema pushrod. Já o conjunto de rodas desenvolvidas no Brasil pela Mangels esconde os discos ventilados Hipper Freios, pastilhas Cobreq (desenvolvidos especificamente para a Stock Car) e pinças de competição da britânica AP Racing, operados por seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
O cockpit tem monitor e painel dotados de dezenas de novas funções, além de uma inédita câmera interna de 360º, que será utilizada durante as transmissões das corridas da Stock Car Pro Series e também pelo novo aplicativo oficial da categoria, o Paddock Fan.
Ficha técnica do Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car
Motor: Audacetech
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Fueltech (Brasil)
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing (EUA)
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car. Material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Magna Compósitos (Brasil)
Chassi: aço DP980R ArcelorMittal, da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq (de competição), com pinças de competição AP Racing (Inglaterra). Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS (Brasil) e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR (Brasil)
Volante: Grid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook (Coreia do Sul) medidas 300-680x18
Combustível: Gasolina Podium
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA
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