Solaris encerra um excelente ano de 2023 com a adjudicação de contratos de fornecimento de veículos eléctricos para duas das mais importantes capitais europeias, Berlim e Madrid.
Em ambos os casos, trata-se de acordos para entrega de 50 veículos elétricos, em contratos que ultrapassam os 70 milhões de euros. No caso do acordo para Berlim, tem especial relevância por se tratar de um contrato-quadro, cujo número de unidades poderá atingir até 700 ônibus.
Importante contrato Solaris para BVG Berlin
A Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), empresa de transportes públicos de Berlim, realizou uma primeira encomenda de 50 ônibus elétricos Solaris Urbino 18 de última geração, cuja a entrega está prevista entre 2024 e 2025. Trata-se de um contrato que contempla um este pedido inicial, mas que pode ser ampliado para até mais 650 veículos ao longo dos próximos oito anos.
Os veículos elétricos Urbino 18 serão equipados com motor assíncrono de 240 kW, alimentado por energia de baterias Solaris High Energy de nova geração. Estas baterias são caracterizadas por uma alta capacidade energética, o que resulta em uma alta faixa de operação, mantendo um peso reduzido. Sua recarga será possível tanto através de um plug de recarga como através pantógrafo. Os ônibus também serão equipados com o sistema eSConnect, que aumentará a eficiência operacional e otimizará o atendimento da frota durante o seu serviço.
Este importante contrato com a BVG é uma boa oportunidade para consolidar a presença de Solaris na Europa Central, e especificamente num mercado tão relevante como o alemão. Berlim já possui atualmente 140 ônibus elétricos Solaris com os dois comprimentos mais comuns para estes veículos, 12 e 18 metros.
No total, já são cerca de 2.300 ônibus elétricos Solaris que circulam em muitas das mais importantes cidades europeias. A eles se juntarão nos próximos meses os mais de 700 ônibus da carteira de pedidos atual do fabricante, cujas entregas estão planejadas para os anos 2024-2025.
Solaris fornecerá 50 ônibus elétricos para Madrid
A empresa EMT (Empresa Municipal de Transportes de Madrid) selecionou Solaris para o fornecimento de 50 unidades elétricas, dando continuidade à aposta na mobilidade sustentável graças à aquisição de veículos silenciosos e livres de emissões. São 30 ônibus elétricos de 12 metros e outras 20 unidades do modelo 9 metros, o veículo mais curto da gama Solaris e que recentemente recebeu vários prémios por seu caráter inovador. O contrato da capital madrilena estabelece um calendário de entregas das unidades ao longo de 2024.
Serão os primeiros Urbino 9 LE de piso baixo que percorrerão as ruas de Madrid, enquanto o modelo Urbino 12 é conhecido há vários anos pela EMT. Em ambos os modelos, a cabine do motorista foi projetada de acordo com os mais altos padrões e requisitos da operadora de Madrid para fornecer um espaço de trabalho seguro, protegido e ergonômico. Além disso, o serviço eSConnect, contratado adicionalmente, melhorará a recursos de diagnóstico e serviço, facilitando o planejamento preciso de rotas para as diferentes linhas.
Actualmente, e no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade ambiental, Madrid está realizando um ambicioso projeto denominado Madrid 360, cujo objetivo é reduzir emissões poluentes da capital, transformando-a numa cidade sustentável. Como parte deste projeto, a EMT Madrid pretende operar uma frota composta inteiramente por ônibus sustentáveis. Assim, em dezembro de 2022, a empresa anunciou a retirada do serviço dos veículos com motor de combustão tradicional.
Com mais de 370 milhões de passageiros transportados em 2022, a Empresa Municipal de Transportes de Madrid é o maior operador de transporte público de Espanha e um dos principais a nível europeu. Solaris teve a oportunidade de nos últimos anos contribuir para os objetivos ambientais da EMT, tendo entregue 250 unidades a gás natural, além de 60 ônibus elétricos, todos já em operação.
Comentarios