O Grupo Renault, a Atos, a Dassault Systèmes, a STMicroelectronics e a Thales combinaram esforços para criar a “Software République”: um novo ecossistema aberto para promover a mobilidade inteligente e sustentável.
Elie Girard, Bernard Charlès, Luca de Meo, Jean-Marc Chery e Patrice Caine, CEO da, respetivamente, Atos, da Dassault Systèmes, do Grupo Renault, da STMicroelectronics e da Thales, anunciaram a união de esforços para criar a Software République, um novo ecossistema para a inovação na mobilidade inteligente. Ao combinarem as diferentes áreas de especialidade, os parceiros pretendem desenvolver e comercializar, em conjunto, sistemas e software que proporcionem uma enriquecida e sustentável oferta de mobilidade para as cidades, regiões, negócios e cidadãos.
Inteligência artificial, cibersegurança, conectividade, eletrônica incorporada e tecnologias virtuais irão contribuir para a excelência destes novos produtos e serviços. Este ecossistema de inovação aberto, fundado por cinco líderes no campo da indústria automóvel e da tecnologia, acolherá de braços abertos, novos membros e promoverá colaborações abertas.
Uma questão de oportunidade
A mobilidade está a mudar e a oferecer novas oportunidades. Segundo o Grupo Boston Consulting, o mercado global da mobilidade vai crescer 60%, até 2035, para os 11 mil milhões de euros. Este crescimento será motivado pela chegada de tecnologias disruptivas – veículos elétricos, novos componentes, serviços pós-venda inovadores e outro tipo de serviços de valor agregado – e que deverão ver o share no mercado global de mobilidade, passar dos atuais 5% para os 45%.
As três principais áreas de cooperação
Para desenvolver e comercializar, em conjunto, sistemas de mobilidade inteligente, permitindo a implementação de uma oferta ágil e adaptada de mobilidade, foram identificadas três áreas de cooperação:
•Sistemas inteligentes que promovam uma conetividade segura entre o veículo e o seu meio ambiente digital e físico.
•Sistemas de simulação e de gestão de dados para otimizar os fluxos para territórios e empresas.
•Ecossistemas energéticos que simplifiquem a experiência de carregamento.
Por exemplo, os seguintes tópicos estão em discussão pelos parceiros da Software République:
Ligação e carregamento
O desenvolvimento de novas tecnologias e serviços que permitam a um automóvel elétrico, que esteja ligado a um ponto de carga compatível, ser automaticamente reconhecido e efetuar o carregamento sem necessidade de o utilizador efetuar qualquer ação.
Otimizar os fluxos de mobilidade para os territórios
Facilitar o acesso a simulações de trocas de informação sobre mobilidade, de forma instantânea e aberta entre cidades e regiões para permitir:
•Aos utilizadores escolher sempre a melhor solução de mobilidade, de acordo com o tempo, conforto e gestão de energia.
•Aos operadores melhorar os seus serviços.
•Às autoridades públicas simular e implementar cenários de mobilidade, como gestão de emergências, eventos, etc...
•Aos projetistas urbanos antecipar melhores planos de utilização do solo.
Para promover a inovação, a Software République também pretende criar um fundo de investimento para financiar as start-ups mais promissoras e incubadoras, que alojem starts-ups no campo das tecnologias inteligentes de mobilidade, onde possam ter acesso a um ambiente colaborativo de desenvolvimento e experimentação virtual e de tutoria através de uma rede criadora de valor. Para o lançamento deste ecossistema para as start-ups e universidades, os parceiros da Software République pretendem organizar um desafio de dados que contribua para o desenvolvimento das tecnologias para a mobilidade do amanhã: elétrica, conectada e autónoma.
Luca de Meo, CEO do Grupo Renault
"Nesta cadeia de valor da nova mobilidade, os sistemas inteligentes instalados são a nova força motriz onde toda a investigação e investimento estão concentrados. Perante este desafio tecnológico, optámos por enfrentá-lo de forma coletiva e aberta. Não haverá um centro de gravidade, o valor intrínseco de cada um será multiplicado pelos restantes. A experiência combinada na cibersegurança, microeletrónica, energia e gestão de dados, permitirão desenvolver soluções únicas e inovadoras, made in Europe, para uma mobilidade responsável, partilhada e com reduzidas emissões de carbono.”
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentarios