A Siemens Mobility ganhou um pedido para a entrega de 75 composições Mireo para o projeto “Rede S-Bahn da Alemanha Central 2025+” (MDSB 2025+), com um volume de pedidos de aproximadamente € 500 milhões. Ao todo, 41 trens Mireo de três vagões foram encomendados pelos operadores da Die Länderbahn DLB, e 18 trens Mireo de quatro vagões, bem como 16 trens Mireo Plus B movidos a bateria de dois vagões pela DB Regio AG.
"A ZVNL e os seus parceiros na rede S-Bahn da Alemanha Central têm grandes expectativas para a utilização destes veículos modernos e ecológicos. Esperamos um elevado nível de aceitação, que se refletirá no aumento do número de passageiros", afirma Kai. Emanuel, presidente da associação ZVNL.
“Nosso trem Mireo é um modelo de sucesso comprovado que contribui para um alto nível de conforto e satisfação dos passageiros. Estamos muito satisfeitos por termos recebido o pedido de 75 unidades Mireo para a rede S-Bahn da Alemanha Central. É o nosso maior pedido da Mireo até o momento”, disse Gerhard Greiter, CEO do Nordeste e Leste Europeu da Siemens Mobility. "O centro de transportes de Leipzig é um dos mais importantes da região metropolitana da Alemanha Central. Com a entrega dos comboios Mireo, estamos a permitir uma maior flexibilidade para o transporte público na Alemanha Central, maior capacidade e mais conforto para os passageiros. Esta encomenda marca mais um passo no sentido de alcançar uma transição no transporte ferroviário: ao oferecer mais espaço, melhores equipamentos e funcionalidades, e maior frequência de operação, o transporte ferroviário está a tornar-se cada vez mais atrativo.”
As composições percorrerão um total de 10,6 milhões de quilômetros de trem por ano na rede MDSB e operarão nas seguintes linhas quando as operações começarem conforme planejado em 2026:
Unidades Mireo de 4 vagões:
S 4: Torgau – Eilenburg – Taucha – Leipzig Hbf. (nível inferior) – Oschatz – Riesa
S 6: Leipzig-Stötteritz – Leipzig Hbf. (nível inferior) – Leipzig-Messe – Naumburg
S 10: Schkeuditz – Leipzig Hbf. (nível superior)
Unidades Mireo de 3 vagões:
S 3: Geithain – Borna – Leipzig Hbf. (nível inferior) – Schkeuditz – Halle (S.) – Halle-Nietleben
S 5: Halle-Trotha – Halle (S.) – Flughafen Leipzig/Halle – Leipzig Hbf. (nível inferior) – Altenburg – Gößnitz – Glauchau/Werdau – Zwickau
S 5x: Halle-Trotha – Halle (S.) – Flughafen Leipzig/Halle – Leipzig Hbf. (nível inferior) – Altenburg – Werdau – Zwickau/Plauen
Unidades movidas a bateria Mireo Plus B de 2 vagões:
S1: Leipzig- Miltitzer Allee - Leipzig Hbf. (nível inferior) – Leipzig Stötteritz –Borsdorf – Grimma – Döbeln
As novas unidades
As novas composições prometem ser 25% mais eficientes em termos energéticos e oferecem 100 assentos na versão de dois vagões, 150 assentos na configuração de três vagões e 200 assentos na variante maior de quatro vagões de passageiros. Cada uma das unidades também oferece áreas multiuso espaçosas e uma seção separada de 1ª classe com assentos de couro.
O conforto e a conveniência dos passageiros também são aprimorados pelo serviço WiFi gratuito, uma área familiar, acesso e viagens sem barreiras e um movimento silencioso nas vias. Numerosas tomadas de energia e portas USB garantem que as baterias dos dispositivos possam ser mantidas carregadas durante as viagens, e smartphones adequados podem ser carregados sem fio nas mesas para quatro pessoas.
Um sistema de informação aos passageiros em tempo real exibe os horários atuais de chegada e partida, bem como opções de conexão nas respectivas paradas. As novas unidades também estão equipadas com vidraças especiais de alta frequência desenvolvidas pela Siemens Mobility que melhoram significativamente a recepção de telefonia móvel. Os Mireos da rede MDSB2025+ também têm significativamente mais portas do que no passado, facilitando o embarque e desembarque e ajudando a garantir trocas de passageiros mais curtas e um cumprimento mais rigoroso dos horários.
Até o momento, a Siemens Mobility vendeu 22 frotas Mireo com um total de mais de 400 unidades.
Comments