
A Siemens Mobility concluiu os primeiros testes com o trem movido a hidrogênio Mireo Plus H na Baviera. O trem de dois vagões entrará em serviço de passageiros em meados de 2024 nas rotas entre Augsburg e Füssen e Augsburg e Peissenberg na rede ferroviária da Bayerische Regiobahn (BRB). As operações piloto do trem estão planejadas para 30 meses e são apoiadas pelo Estado da Baviera. A Siemens Mobility e a Baviera assinaram a parceria de desenvolvimento em 2021.
Karl Blaim, Diretor Geral e CFO da Siemens Mobility: “Em parceria com o Estado da Baviera, atingimos hoje um marco importante para o futuro dos sistemas de transmissão alternativos para trens. Nosso trem Mireo Plus H movido a hidrogênio operará totalmente livre de emissões entre Augsburg, Füssen e Peissenberg. Com esta unidade, oferecemos uma solução sustentável para rotas ferroviárias que não são eletrificadas.”
O Ministro dos Transportes da Baviera, Christian Bernreiter: “Ao realizar 30 meses de operações de passageiros, testaremos o comboio a hidrogénio numa ampla gama de condições quotidianas. Os resultados destes testes determinarão então se decidiremos utilizar comboios movidos a hidrogénio em rotas adicionais na Baviera. O nosso objetivo é acabar com as operações a gasóleo no transporte ferroviário local e regional de passageiros da Baviera até 2040. Além de eletrificar as rotas e utilizar comboios movidos a bateria, a propulsão a hidrogénio pode ser um fator importante para atingir este objetivo.”
O Mireo Plus H é um trem movido a hidrogênio de última geração baseado na comprovada plataforma ferroviária regional Mireo da Siemens Mobility. Duas células de combustível montadas no tejadilho e uma bateria de iões de lítio garantem uma mobilidade totalmente livre de CO2. O sistema de fornecimento de energia H2, aliado ao acionamento elétrico, proporcionam alta potência de tração de 1,7 MW para aceleração de até 1,1 m/s² e velocidade máxima de 160 km/h. O trem tem autonomia operacional entre 1.000 e 1.200 quilômetros com um tanque cheio. O Mireo Plus H também apresenta de forma impressionante os custos de ciclo de vida mais baixos em comparação com outros trens de célula de combustível no mercado e pode ser reabastecido rapidamente em apenas 15 minutos. O Mireo foi projetado para economizar energia e ser ecologicamente correto com sua estrutura monocoque de alumínio leve e soldado. Além disso, a sua aerodinâmica melhorada, os componentes energeticamente eficientes e a gestão inteligente do sistema eléctrico reduzem eficazmente a utilização de recursos, bem como as emissões.
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