O Renault Duster, primeiro SUV produzido pela Renault no país, completa 10 anos no Brasil. O modelo, que já teve mais de 319 mil unidades comercializadas localmente, e mais de 3.5 milhões no mundo, sendo vendido em 65 países, construiu uma reputação de robustez, e versatilidade no mercado nacional, bem como uma legião de consumidores fiéis ao modelo, nas duas gerações produzidas localmente.
“O Duster é um modelo importantíssimo para a Renault no Brasil e no mundo, pois oferece ao consumidor robustez, versatilidade e espaço interno, com o maior porta-malas da categoria”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Lançado em outubro de 2011 no Brasil, o SUV já trazia as suas principais características desde a primeira geração: amplo espaço interno, grande vão livre do solo e muita robustez. O sucesso do modelo se refletiu nas vendas: em 2012, o Duster já superava as 40 mil unidades comercializadas, sendo que, no ano seguinte, o SUV já alcançava os 100 mil veículos produzidos no país.
Em 2014, o modelo seguia sua trajetória de sucesso, não só no Brasil, como no mundo, ultrapassando 1 milhão de unidades fabricadas e a comercialização em mais de 100 países. O Duster que completou essa importante marca foi produzido no Brasil, na Curitiba Veículos de Passeio (CVP), no Complexo Industrial Ayrton Senna em Curitiba, que já produziu mais de 430 mil unidades do Duster desde 2011.
Em sua primeira geração, o modelo teve diversas versões disponíveis, bem como opções de tração 4x2 e 4x4. Em 2015 o modelo passou a adotar novos faróis e lanternas, nova grade frontal, enquanto no interior o SUV recebeu um novo console central redesenhado, quadro de instrumentos inédito e mais equipamentos.
Renovação completa
Em 2020, o SUV passou por sua mudança mais profunda, com a sua nova geração. O SUV trouxe um design completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez, com um desenho mais aerodinâmico, graças à redução do ângulo do para-brisa e aumento da sua linha de cintura. O interior, por sua vez passou por uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia.
Mesmo com todas as mudanças, o SUV manteve as suas características chave, com a robustez, a versatilidade e o espaço interno, com o maior porta-malas da categoria, com 475 litros de capacidade. O SUV também trouxe diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.
O modelo é hoje comercializado em quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic, todas equipadas com o eficiente motor 1.6 SCe. O propulsor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.
Linha do tempo Duster
2010 – Lançamento do Duster na Europa
2011 – Lançamento do Duster no Brasil
2012 – Lançamento do Duster Tech Road, série limitada que estreou o Media NAV na Renault
2013 – 100 mil unidades produzidas no Brasil e lançamento da série limitada Tech Road II
2014 – 150 mil unidades produzidas no Brasil e 1 milhão de unidades produzidas no mundo
2015 – Lançamento da série limitada Duster Dakar e mudanças de design e equipamentos
2016 – Introdução da transmissão X-Tronic CVT
2017 – Lançamento da série limitada Duster Dakar II
2019 – Lançamento da série limitada Duster GoPro
2020 – Lançamento da segunda geração no Brasil
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments