A equipe X Rally Team, liderada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, fará sua primeira incursão internacional em 2023 na disputa do Sonora Rally, no México, dos dias 22 a 28 de abril. A prova marcará, para o time baseado em São Paulo, a estreia do Prodrive Hunter T1+.
“É o início de um novo capítulo para a X Rally Team. Queríamos dar este passo adiante e estamos indo passo a passo. Será uma prova de adaptação ao carro e ao terreno, então será tudo novo para nós”, afirma Cristian Baumgart, tetracampeão do Sertões e que tem o CEO do time Beco Andreotti como seu navegador. O Sonora Rally é a terceira etapa do FIA World Rally-Raid Championship, o campeonato mundial de rali cross-country, chamado de W2RC.
Já o campeão de 2020 do Sertões e atual vice-campeão do maior rali brasileiro destaca também o espírito de “novidade” ao disputar a prova. “É um terreno diferente do que estamos acostumados: deserto, duna, muita areia. A última vez que competimos em um lugar assim foi no Dakar de 2019, de UTV. Junto disso, vamos estrear os carros novos. Há muito a entender e analisar e estar nesta prova vai justamente em direção a estes objetivos”, aponta Marcos Baumgart, que tem Kleber Cincea como navegador. Serão cinco dias de prova, com os trechos cronometrados somando cerca de 1,5 mil quilômetros.
Recentemente, o quarteto da X Rally esteve na sede da Prodrive em Banburry, na Inglaterra, para conhecer a estrutura da fabricante e acompanhar a construção dos carros. A empresa britânica dará suporte à X Rally durante a disputa do Sonora Rally e de outras provas que os brasileiros disputarem.
“Tem sido tudo novo, mas o apoio da Prodrive tem sido essencial, algo que eu nunca vi antes”, ressaltou o navegador Kleber Cincea. “A parceria já tem se mostrado muito positiva para nós, porque estamos tendo um tipo de apoio e suporte que não tivemos antes. Este intercâmbio é muito benéfico e tem sido uma oportunidade gigantesca para todos nós. A Prodrive nos recebeu de braços abertos e o trabalho conjunto tem sido muito legal”, destacou Beco Andreotti, navegador e CEO da X Rally Team.
O projeto do Prodrive Hunter T1+ é assinado por Ian Callum, ex-Jaguar e Aston Martin, e traz o motor Ford Ecoboost de 3,5 litros V6 biturbo capaz de gerar até 600 cavalos de potência (limitado a 400 pelo regulamento). No Dakar de 2023, o modelo foi vice-campeão da prova com Sébastien Loeb e Fabian Lurquin.
O carro é construído pela Prodrive, que traz em seu portfólio trabalhos como equipe oficial da Subaru no Mundial de Rali e da Jaguar no antigo Mundial de Endurance. O fundador e CEO da empresa, David Richards, foi também chefe da equipe BAR da Fórmula 1 na primeira metade da década de 2000.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments