
O início do ano apresentou boas notícias para o setor automotivo. A produção de autoveículos registrou crescimento de 15,1%. A marca de 175,5 mil unidades é a maior desde janeiro de 2021.
“Essa movimentação representa uma elevação de vendas no mercado interno somada ao aumento das exportações, que estimulou as empresas a manter o ritmo elevado de produção. Além disso, essa melhora colabora com a tendência da alta de empregos”,
afirmou Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
As exportações mantiveram o ritmo elevado dos últimos seis meses e chegaram a um crescimento de 52,3% em comparação a janeiro de 2024. Esse aumento reflete o desempenho positivo dos mercados da América do Sul, em espcial da Argentina.
Outro destaque importante para o setor está na alta dos emplacamentos, que teve crescimento de 6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse número, alinhado com a projeção de 2025, representa o terceiro ano consecutivo com vendas em alta e atinge os níveis da indústria pré-pandemia. A participação dos eletrificados em janeiro foi de 10%, a maior da história.
No segmento de pesados, o destaque foi para o emplacamento de ônibus e caminhões, que atingiu 55,5% e 14,5%, respectivamente, em relação a janeiro do ano passado. A produção de ônibus e caminhões também não ficou para trás, com alta de 1,3% e 13,2%. Este crescimento no segmento de ônibus representa o maior janeiro dos últimos cinco anos.
Σχόλια