A atualização ao Duster estreia-se no mercado português a partir de 11 de março com a abertura dos pedidos para o novo modelo, enquanto a chegada à rede de concessionários da Dacia está prevista para a primavera de 2024.
O modelo chega mais uma vez com uma apelativa relação preço/qualidade, e desde 19.150€ na versão Essential ECO-G 100 Bi-Fuel.
A nova gama Duster inclui três níveis de equipamento: Essential, Expression e um novo topo de gama, com dois níveis de equipamentos distintos, mas complementares, disponíveis a preços equivalentes: Extreme e Journey.
Com um design exclusivo e com detalhes em Castanho Cobre, o Duster Extreme é ideal para os entusiastas do outdoor, que procuram um automóvel mais pronto para “aventuras” e prático (estofos Micro-Cloud laváveis, barras de tejadilho modulares, etc.). Já no acabamento Journey a o design é mais elegante, discreto, e com tecnologias como ttravão de estacionamento automático, Media Nav Live, etc.).
Não falta também o YouClip, um sistema simples para fixar uma vasta gama de acessórios dedicados em pontos-chave do habitáculo. O Novo Duster está equipado de série com quatro (nível de equipamento Essential) ou seis pontos de fixação YouClip montados de fábrica. Podem ser adicionados mais dois pontos utilizando o suporte acessório para o apoio de cabeça.
A paleta de cores foi alargada com a chegada da cor Sandstone (acabamento metalizado). Estão igualmente disponíveis seis outras cores: Cáqui Lichen, Verde Cedar, Castanho Terracotta, Cinzento Schiste, Preto Nacarado e Branco Glaciar.
MOTORES E TRANSMISSÕES
O novo Duster é o primeiro automóvel Dacia a ser equipado com o motor a gasolina TCe 130, que oferece uma primeira etapa de eletrificação com assistência mild-hybrid de 48V. Disponível pela primeira vez na Dacia, este motor proporciona um primeiro grau de eletrificação e conta com uma caixa manual de seis velocidades. Disponível nas variantes 4X2 e 4X4, combina o motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros turbo de nova geração, com uma assistência mild-hybrid de 48V. Desta forma, o TCe 130 reduz o consumo médio de combustível e as emissões de CO2 em cerca de 10%.
Já o motor adotado pela Dacia no Jogger no início de 2023, o Hybrid 140 está agora também disponível, com uma caixa de velocidades automática acoplada a uma “dog box” (de dentes direitos) sem embraiagem. O Duster Hybrid 140 pode ser conduzido em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade, reduzindo o consumo de combustível até 40% em ciclo urbano, quando comparado com um motor de combustão interna equivalente em ciclo urbano e com base em hábitos de condução equivalentes.
A Dacia mais uma vez inclui uma proposta bi-fuel a gasolina e GPL em todos os seus modelos de combustão interna, com a etiqueta ECO-G. O Duster está disponível de série com este sistema, sendo que, de acordo com a marca, com o GPL ECO-G 100 emite, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina equivalente.
Versões e Preços
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