O novo simulador da Pirelli, inaugurado recentemente na divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa em Milão, na Itália, reduzirá o tempo de desenvolvimento de pneus, bem como o número de protótipos físicos necessários, melhorando a já próxima relação de trabalho entre a empresa italiana e os fabricantes de automóveis mais conhecidos do mundo.
O resultado desta tecnologia de ponta é que agora há uma redução de 30% no tempo médio de desenvolvimento de pneus novos, tanto para a estrada quanto para as pistas, graças à avaliação mais rápida dos protótipos virtuais produzidos para diferentes modelos de carros. O novo simulador permite que diferentes parâmetros de desenvolvimento sejam remodelados rapidamente, levando a uma troca mais rápida de informações digitais entre a Pirelli e os fabricantes de automóveis.
Em comparação com os métodos tradicionais de desenvolvimento, o simulador permite que um modelo virtual de qualquer carro, fornecido pelo fabricante ou produzido internamente, seja rapidamente programado no sistema, enquanto o trabalho conjunto de design e desenvolvimento também pode ser realizado no próprio simulador do fabricante. Isso significa que os tempos de desenvolvimento de pneus permanecem perfeitamente em sintonia com os dos carros para os quais estão destinados, com novos modelos sendo lançados com frequência atualmente cada dia maior.
Além disso, o uso de um simulador para maximizar a fase de desenvolvimento virtual significa que o número de protótipos físicos feitos é reduzido, seguindo a vocação de sustentabilidade da Pirelli, com benefícios para o meio ambiente.
TECNOLOGIA DA FÓRMULA 1 É LEVADA PARA AS RUAS
A simulação avançada já é usada há mais de 10 anos no processo de desenvolvimento e de design dos pneus da Fórmula 1 e de outras categorias. Agora, esta tecnologia, aliada com a rica experiência do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, também está sendo utilizada para pneus de rua.
O simulador é produzido pela VI-grade e consiste em uma tela panorâmica de 210 graus, com 7,5 metros de diâmetro, que reproduz visualmente uma ampla gama de diferentes condições de condução, estradas e circuitos. No coração do sistema está um carro estático equipado com várias tecnologias ativas para reproduzir exatamente as sensações que qualquer motorista sentiria em um veículo real, por meio do banco, volante, cintos de segurança e diferentes sistemas que replicam precisamente os movimentos da suspensão e do motor.
Todo o processo é coordenado de uma sala de controle, que pode programar o simulador para reproduzir as diferentes especificações técnicas de qualquer pneu ou carro. Os resultados são cuidadosamente registrados, medindo a interação entre o pneu e a 'estrada', bem como todos os outros parâmetros relevantes para o comportamento dos pneus. Estas informações podem então ser adicionadas às impressões do piloto de testes.
O importante trabalho realizado neste simulador pode ser integrado ao projeto de simulador dinâmico, projetado para reproduzir acelerações laterais e longitudinais, bem como rotações, que serão instalados na Politecnico di Milano. A Pirelli desfruta de uma longa colaboração com esta instituição, realizando trabalho de teste complementar a todas as atividades do próprio centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa em Milão.
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