Potente, leve, compacta, a nova KTM 890R alia o visual icônico de uma moto de enduro, inspirada nas conquistas da fabricante austríaca no ‘Rally Dakar’, com o conforto e a alta performance de uma bigtrail e equipada com o que há de mais moderno em eletrônica, novas suspensões e ainda mais potência, com a adição de 90cm³. O lançamento chega este mês (dezembro de 2021) nas concessionárias KTM.
O lançamento recebeu atualizações no seu poderoso motor bicilíndrico em linha, de quatro válvulas e refrigeração líquida. A moto alcança agora a potência máxima de 105 hp a 8.000 rpm e torque máximo de 100 Nm a 6.500 rpm. Além de mais potente, o lançamento oferece uma pilotagem ainda mais ágil devido ao aumento de 20% nas massas rotativas e também graças às novas configurações do sistema ABS, do controle de tração (MTC) e da nova e mais resistente transmissão de seis marchas – com quickshift opcional – que torna a resposta da moto imediata assim que acionado o acelerador.
Sua suspensão WP XPLOR de 240 mm de curso, totalmente ajustável, recebeu novas configurações permitindo aos pilotos realizarem percursos ainda mais difíceis. A moto também teve atualizações na embreagem – tipo slipper – fundamentais para lidar com o torque e potência aumentados, provenientes dos 90 cm³ adicionais do motor. Além disso, graças às últimas atualizações eletrônicas e refinamentos do pre-muffler – silenciador que integra o catalisador do sistema de escapamento –, o lançamento atende as normas da EURO 5 para o controle de emissão de poluentes.
Pronta para grandes distâncias, a nova KTM 890R oferece maior conforto e confiança para desafios em longas horas de viagem. O lançamento vem equipado com assento com altura ajustável e novo interruptor para acionamento de controle de cruzeiro, função que permite manter a velocidade estável sem a necessidade do acionamento do acelerador. Além disso, a moto recebeu painel completo em TFT, sistema de iluminação em LED e um tanque com capacidade para 20 litros de combustível. Já a parte eletrônica oferece todas as principais ferramentas desenvolvidas pela KTM, que incluem funções como ‘My Ride’, ‘Off Road Ride Mode’, ‘OffRoad ABS’, ‘Cornering ABS’, ‘Street Mode’, ‘Rain Mode’ e ‘Controle de Tração’.
Projetada para ser uma moto travel-enduro de porte médio, a nova KTM 890R foi construída com foco no desempenho. O para-lama dianteiro alto, chassi estreito e tanque de combustível e painel mais baixos confirmam isso visualmente. Já o novo sistema de freios garante toda a segurança necessária para uma pilotagem de alta performance. O lançamento vem equipado com sistema ABS, com disco duplo de 320 mm e pinças radiais na dianteira, e disco simples de 260 mm com pinça flutuante na traseira.
Pesando 196 kg de peso seco, o lançamento da KTM ficou mais leve e resistente graças às atualizações do chassi, que recebeu quadro e subquadro construído em aço carbono cromo-molibdênio, revestido com tinta em pó. Já as suspensões foram atualizadas com componentes WP de alta qualidade e novo amortecedor traseiro. Na dianteira, a 890R 2021 recebeu suspensão WP-XPLOR invertida de Ø 48 mm, e, na traseira, foi equipada com amortecedor WP-XPLOR com Sistema de Amortecimento Progressivo (PDS), ambos com curso de 240mm.
A fabricante austríaca também disponibilizou no Brasil a versão mais voltada a estrada do lançamento. A KTM 890 tem poucas mudanças em relação a 890R. Além dos grafismos, banco bi-partido e mais confortável, ausência de para-lama dianteiro alto e de uma bolha para-brisa consideravelmente maior, a principal diferença está nas suspensões. O modelo 890 utiliza suspensão WP APEX invertida de Ø 43 mm na dianteira e amortecedor WP APEX na traseira, ambos com 200mm de curso, deixando a moto 4 cm mais baixa que na versão 890R, item que agrada muito no uso urbano e para pessoas de estatura mediana.
FICHA TÉCNICA KTM 890R
MOTOR
Dois cilindros em linha, quatro válvulas, com 889 cm³, refrigeração líquida
Potência máxima de 105 cavalos (hp) a 8,000 rpm
Torque máximo de 100 Nm @ 6,500 rpm
TRANSMISSÃO
6 marchas, com embreagem slipper (deslizante)
ELETRÔNICA
Sistema Bosch EMS com RBW; Controle de tração com três modos, sensível ao ângulo de inclinação; Sistema ABS Bosch 9.1MP
CHASSI E FREIOS
Quadro e subquadro: estrutura em aço carbono cromo-molibdênio revestido com tinta em pó
Guidão: em alumínio;
Rodas: raiadas com aros de alumínio, 21" na dianteira e 18" na traseira;
Pneus: 90/90-21" e 150/70-18"
Freio dianteiro: Duas pinças radiais com quatro pistão, disco duplo de Ø 320 mm
Freio traseiro: Pinça flutuante com dois pistões e disco simples de Ø 260 mm
Suspensão dianteira: WP-XPLOR invertida, Ø 48 mm, compressão, retorno e pré-carga totalmente ajustáveis; curso de 240 mm
Suspensão traseira: Amortecedor WP-XPLOR, com sistema PDS com compressão, retorno e pré-carga totalmente ajustáveis; curso de 240 mm
Distância entre eixos: 1,528 mm
DIMENSÃO E PESO
Altura do assento: 880 mm
Capacidade do tanque de combustível: 20 litros;
Peso seco: 196 kg
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Motocicletas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments