
O Governo da Costa Rica concedeu o estudo de viabilidade para a reativação da Ferrovia do Pacífico para a empresa coreana (KNR), Dong Il Engineering e Soosung Engineering. A linha de 98,3 quilômetros, que pode entrar em operação em quatro anos, se estende a oeste, da capital San José, a Puntarenas, na costa do Pacífico.
A comissão do Instituto Costarriquenho de Ferrovias, Incofer, planeja desenvolver o projeto em duas etapas: na primeira, será feita a restauração dos serviços ferroviários de carga, de Puerto Caldera à Região Centro do país e na segunda etapa o serviço de passageiros de Caldera a Puntarenas será restaurado para atender à crescente demanda. A reabilitação dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias e passageiros visa melhorar a mobilidade e fortalecer a competitividade do país.

A KNR havia iniciado sua entrada no mercado costarriquenho em 2019 por meio de intercâmbios técnicos, com consultoria em gestão de projetos ferroviários para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, e com o consórcio formado em 2020, para desenvolver o projeto de duplicação e uma linha de 84,9 eletrificada, visando baixar o congestionamento das estradas na área metropolitana de San José, capital do país.
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