O mercado automobilístico no Brasil segue se recuperando dos piores momentos vividos ao longo dos últimos meses e muito especialmente nas semanas de restrições mais intensas que impactaram as operações das concessionárias, onde são materializadas as vendas, mas também nas fábricas, onde a produção foi afetada e em alguns casos totalmente paralisada.
Olhando exclusivamente para o mês de abril, temos dados interessantes para serem analisados e onde o destaque é claro, mais uma vez, a liderança da picape Strada da Fiat, aparecendo como o veículo mais vendido ao longo do quarto mês do ano.
A excepcionalidade do resultado é muito mais pelo conceito do produto, do que propriamente pela marca, já que a Fiat sabe muito bem o caminho para ter produtos lideres no Brasil.
Aliás, a Fiat vem se apresentando como a grande força do mercado interno, e às 12.581 unidades emplacadas da Strada, representando o topo da lista de forma isolada, se juntam ótimos resultados para o pequeno Fiat Mobi, que com 6.861, foi o segundo veículo mais vendido, e a picape Toro na quarta posição com 6.682 unidades comercializadas, mostrando 3 carros da marca italiana entre as quatro primeiras posições.
No meio deles, na terceira posição, o Hyundai HB20 que continua mostrando um desempenho bem consistente, sem grandes oscilações mensais, e que com o emplacamento de 6.849 unidades em abril mantem o Hatch fabricado no país entre os veículos mais vendidos. Com os resultados a Fiat consegue uma participação que tem números impressionantes, sendo de 56,9% no segmento de Comerciais leves, com Strada e Toro na liderança, e que somados os dados das vendas de Automóveis, representa a liderança da Fiat no mercado brasileiro de automóveis e comercias leves em abril com 22,21% de participação, na frente da Volkswagen, que aparece com 16,87%, da GM com 12,75% e da Hyundai com 8,99%, lembrando que a marca sul-coreana é praticamente inexpressiva no segmento de Comerciais Leves.
Ainda como notas relevantes o Onix da Chevrolet, que após anos de domínio total, vem perdendo folego e aparece apenas na sétima posição do ranking, emplacando menos unidades que o Jeep Renegade e Volkswagen Gol.
Por falar em Renegade, a vitalidade comercial desta proposta é incrível, emplacando 6.634 unidades em abril, na frente em seu segmento do Hyundai Creta, com 5.544 unidades, e dos 5.377 emplacamentos do Chevrolet Tracker, listando assim os três SUVs compactos mais vendidos no Brasil no quarto mês do ano.
Passando para os SUVs maiores, destaque natural para o Jeep Compass, que repete uma liderança de anos com 5.504 unidades emplacadas, e sempre de acordo com os dados gentilmente cedidos pela Fenabrave, mas com um forte concorrente chegando, o novo Toyota Corolla Cross que já aparece como segunda força neste segmento com 1.889 emplacadas naquele que foi praticamente o seu primeiro mês completo de comercialização.
Referência para um segmento que parece estar a perder força entre o público brasileiro que é o dos sedans compactos. Se o primeiro deles, o Onix Plus, ainda apresenta um desempenho bem razoável, com 4.896 unidades saídas das lojas, já Hyundai HB20s com 1.721, e Nissan Versa com 948 unidades aparecem mais distantes, e numa lista que poderíamos ainda colocar o Toyota Yaris sedan, segmentado em outro grupo na lista da entidade, e que teve 1.026 unidades emplacadas.
Isso mostra claramente a migração do público ao longo dos últimos anos dos sedans para os SUVs compactos, não por acaso, o mais competitivo e disputado segmento da atualidade no mercado interno.
Já entre os sedans médios, o Toyota Corolla continua inabalável em termos de posicionamento na liderança, com 3.418 unidades, mas a chegada de seu irmão Cross, pode levar a ocorrer o mesmo fenômeno que ocorre nos compactos, com muito do público a migrar do sedan para a versão SUV Cross.
Ainda uma palavra de destaque para outro mercado bem disputado no Brasil, que é o das picapes médias, e que terminou com a Toyota Hilux na liderança com 3.373 unidades, na frente da Ford Ranger com 2.007, Chevrolet S10 muito perto com 1.987, e já mais distantes, as 1.045 unidades da Mitsubishi L200, 864 emplacamento da Volkswagen Amarok e ainda 618 da Nissan Frontier.
Finalizando, ultimo destaque para duas marcas Premium que aparecem em abril na lista dos 50 veículos mais vendidos, a presença habitual da BMW com o seu modelo de fabricação nacional 320I a aparecer na 44ª posição com 502 unidades emplacadas e fechando a lista dos 50 mais, o Volvo XC40 com 326 unidades.
Estes foram os dados mais relevantes do mês de abril em termos de resultados comerciais, deixando sempre o espaço de comentários à vossa disposição para ajudar a refletir sobre a evolução do mercado automobilístico brasileiro ao longo dos meses.
Abraço a todos e ótimo dia para todas as mães
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Opinião entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
コメント