Menos de um ano depois da apresentação que lançou publicamente o conceito por detrás do novo projeto da Peugeot no WEC, e apenas cinco meses após o primeiro teste de pista do carro, a Team Peugeot TotalEnergies apresentou o seu novo carro em Portimão, no sul de Portugal. O pioneiro Hypercar híbrido-elétrico com tração nas quatro rodas está pronto para fazer sua estreia competitiva em 10 de julho na rodada 4 do Campeonato Mundial de Resistência da FIA de 2022 em Monza, Itália.
Este inovador Hypercar, que chama a atenção devido à ausência de uma asa traseira, está em conformidade com os regulamentos que regem a categoria Le Mans Hypercar (LMH) da ACO e da FIA, que é mais acessível que o LMP1, mas igualmente competitivo.
A preparação para um estimulante desafio desportivo e tecnológico
O Peugeot 9X8 é um protótipo de corrida de tração nas quatro rodas com um trem de força desenvolvido sob o controle dos especialistas da Peugeot Sport. Suas rodas traseiras são acionadas por um motor de combustão interna (ICE) de 2,6 litros, biturbo, 520kW, V6, enquanto um motor elétrico de 200kW de alto desempenho sob medida aciona as rodas dianteiras. Assim como o motor, o inversor à base de carboneto de silício foi desenvolvido em parceria com a Marelli. A bateria de alta tensão de 900 volts do carro foi desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies/Saft e a Michelin fornece os pneus em conformidade com os regulamentos da classe Hypercar.
O 9X8 apresenta formas atléticas e mede 4.995 metros de comprimento, tem dois metros de largura e 1.145 metros de altura. Ele pesa apenas 1.030 kg e seu tanque comporta até 90 litros de combustível 100% renovável da TotalEnergies, Excellium Racing 100.
A colaboração única entre a equipa de design da marca, liderada por Matthias Hossann e a equipa Sport de Olivier Jansonnie, resultou num carro arrojado e elegante que realmente quebra os moldes. Durante a apresentação do carro que revelou o conceito do carro em julho de 2021, muitos especularam que a falta de uma asa traseira seria impraticável na realidade. No entanto, a interpretação do regulamento LMH da ACO/FIA inspirou o departamento liderado pelo Diretor Técnico da Peugeot Sport, Olivier Jansonnie, a continuar neste caminho. Os testes em pista realizados desde dezembro em circuitos com características distintas (Portimão/Portugal, Le Castellet/França, MotorLand Aragón/Espanha, Barcelona/Espanha e Magny-Cours/França) vieram corroborar este conceito disruptivo, e o carro de corrida apresentado em Portimão antes do seu mais recente teste está inteiramente em conformidade com a visão encarnada pelo carro apresentado em 2021.
Mais de 10.000 quilômetros foram cronometrados ao longo de 25 dias de teste. Paralelamente, a homologação do carro foi administrada em conjunto com a FIA, enquanto a equipe liderada pelo diretor da Peugeot Sport Powertrain, François Coudrain, se concentrou no desenvolvimento do trem de força tanto no banco de testes, como no simulador e pista de corrida.
A conclusão dessas fases vitais, que foram fundamentais para aprimorar a confiabilidade e o desempenho do Hypercar, fez com que sua estreia competitiva fosse adiada para depois da edição de 2022 das 24 Horas de Le Mans. Consequentemente, o PEUGEOT 9X8 juntar-se-á ao Campeonato do Mundo de Endurance da FIA para as 6 Horas de Monza (10 de julho) no célebre Templo da Velocidade de Itália, onde se alinhará pela primeira vez ao lado dos seus rivais.
Le Mans 2022 e Le Mans 2023
A temporada de 2023 verá o Team Peugeot TotalEnergies disputar a edição centenária das 24 Horas de Le Mans, enfrentando vários concorrentes internacionais com carros Le Mans Hybrid (LMH, ou seja, a mesma classe que o 9X8) ou Le Mans Daytona Hybrid ( LMdH) máquinas. Os campeonatos do próximo ano já são descritos por muitos observadores como o momento culminante de uma nova era de ouro das corridas de resistência e está efetivamente se tornando um encontro verdadeiramente memorável com a chegada de diversas marcas para disputar os lugares da frente.
Seis pilotos para os dois Peugeot 9X8
Seis pilotos foram nomeados para formar as duas equipes nas 6 Horas de Monza da Itália em 10 de julho, a saber, Paul Di Resta (GBR), Loïc Duval (FRA), Mikkel Jensen (DNK), Gustavo Menezes (EUA/BRA), James Rossiter (GBR) e Jean-Éric Vergne (FRA). A composição exata de cada trio será confirmada nas próximas semanas, assim que o programa de testes do carro for concluído antes de sua estreia competitiva. Os dois Peugeot 9X8 vão ainda disputar as 6 Horas de Fuji, no Japão, em setembro, e as 8 Horas do Bahrein de novembro.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments