Nyck de Vries terminou em oitavo neste domingo na última corrida da temporada 7 da ABB FIA Fórmula E em Berlim e conseguiu o título mudial. A Mercedes ficou com o título entre os construtores e Norman Nato levou a vitória na corrida e hoje.
A Fórmula E teve uma definição de campeonato cheia de emoção e drama no Aeroporto de Tempelhof, uma nova marca para a história deste jovem campeonato de monopostos 100% elétricos.
Mitch Evans ficou em terceiro na sessão de classificação, atrás de Stoffel Vandoorne e Oliver Rowland, e era o melhor posicionado entre os candidatos ao título, mas seu Jaguar parou no início da corrida e terminou sendo atingido por trás por Edoardo Mortara, o segundo no campeonato.
Ambos tiveram que abandonar a corrida, que foi interrompida com uma bandeira vermelha por 25 minutos para retirar os carros e deixar a pista em condições de competição.
No momento do reinício, Jake Dennis, da BMW i Andretti Motorsport, estava em oitavo e com esse resultado empatava com De Vries em pontos à frente do campeonato, mas o britânico teve um problema técnico ao frear na primeira curva e acabou contra o muro, deixando a corrida.
Sem Evans, Mortara e Dennis, o caminho de De Vries rumo à vitória do campeonato estava praticamente assegurado, já que seus rivais mais próximos estavam longe da zona de pontuação na classificação. Mesmo assim, o holandês disputou a corrida como se fosse outra qualquer, e algumas vezes pareceu arriscar-se demais antes de cruzar a linha de chegada em oitavo lugar e tornar-se o novo campeão mundial da Fórmula E.
A vitória foi para Nato, da Rokit Venturi Racing, que largou em sexto e logo entrou na disputa pela vitória. O francês chegou a ter uma diferença considerável quando a corrida foi novamente interrompida pelo safety car devido a um incidente entre António Félix da Costa e Lucas di Grassi, que resultou na saída do português e em uma penalidade para o brasileiro.
Quando a ação foi retomada, Nato distanciou-se novamente para vencer a corrida por mais de dois segundos sobre Oliver Rowland, da Nissan e.dams, e assim obter seu primeiro triunfo na Fórmula E.
Os lugares do pódio se completaram com Vandoorne, que ajudou a Mercedes-EQ Formula E Team a ganhar o título entre os construtores por quatro pontos sobre a Jaguar Racing.
A equipe oficial da Porsche alcançou o quarto e sexto lugar com André Lotterer e Pascal Wehrlein, com Alexander Sims, da Mahindra Racing, entre os dois alemães.
Sam Bird avançou até terminar em sétimo, à frente de De Vries, René Rast e Tom Blomqvist, que completou as dez primeiras posições da corrida.
O brasileiro Sérgio Sette Câmara, por sua vez, completou a temporada na 18ª colocação ao volante do seu monoposto da equipe Dragon Penske Autosport.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments