As cidades espanholas têm investido continuamente no desenvolvimento de suas frotas de emissão zero. No seguimento do processo de concurso, a Solaris Bus & Coach vai entregar mais 6 ônibus elétricos incluindo a infraestrutura de carregamento para a Península Ibérica.
Serão dois ônibus elétricos Urbino 8,9 LE que chegarão à cidade de Martorell, na província de Barcelona. Mais duas unidades elétricas Urbino 8,9 e dois ônibus elétricos de 12 metros rolarão nas ruas dos arredores de Bilbao, no País Basco. Ambos os contratos devem ser concluídos até o final de 2022.
Os ônibus elétricos Urbino 8,9 LE comissionados pela cidade de Martorell contarão com baterias Solaris High Power adaptadas para carregamento frequente e rápido e com uma capacidade total de 90 kWh. Os ônibus elétricos Urbino serão projetados para carregamento por meio de uma conexão plug-in convencional e para carregamento rápido por meio de um pantógrafo colocado no teto do ônibus. Um motor central de 160 kW garante uma viagem tranquila.
O País Basco receberá ônibus elétricos equipados com baterias Solaris High Energy. Os veículos de 12 metros serão equipados com baterias com capacidade total de 440 kWh, enquanto nos ônibus mais curtos a energia será armazenada em baterias com capacidade de mais de 260 kWh. Ambos os modelos Urbino serão carregados através de um sistema plug-in. A unidade motriz nos ônibus mais curtos será um motor central de 160 kW, enquanto nos veículos de 12 metros será um eixo elétrico com dois motores elétricos integrados.
Todos os veículos a serem fornecidos pela Solaris às transportadoras espanholas serão totalmente climatizados. Todos os ônibus também serão equipados com um sistema de informação de passageiros abrangente com telas internas, bem como um sistema de CFTV cobrindo o interior e o exterior do ônibus para aumentar a segurança dos viajantes. Além disso, os passageiros poderão recarregar seus dispositivos móveis usando as entradas USB localizadas no habitáculo.
Além disso, os veículos encomendados pela EuskoTren terão sistemas de assistência ao motorista para maior segurança. Por exemplo, o sistema MirrorEye, que substitui os espelhos laterais convencionais por câmeras, garantirá uma melhor visibilidade com luz solar intensa, bem como durante a chuva ou após o anoitecer. O Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), gerando sinais de alerta, alertará os pedestres sobre a presença de um veículo com tração elétrica. Além disso, a transportadora optou pelo eSConnect, um software desenvolvido pela Solaris que permitirá uma gestão moderna da frota e a monitorização dos veículos que circulam nas rotas do País Basco.
Os primeiros ônibus Solaris chegaram à Espanha há mais de 10 anos. No momento, quase 300 rotas, a maioria delas com uma emissão zero ou uma unidade de baixa emissão são percorridos diariamente por unidades da marca.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ônibus entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments