A segunda apresentação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe, Latin NCAP, mostra resultados animadores de cinco estrelas para modelos mais acessíveis, enquanto a Honda decepciona com uma estrela para o modelo WR-V.
O Volkswagen Nivus fabricado no Brasil, equipado com 6 airbags (frontal, lateral para o corpo e lateral para a cabeça) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, alcançou as cinco estrelas. O crossover compacto alcançou 92,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 91,57% em Proteção de Ocupantes Crianças, 48,74% em Proteção de Pedestres e Usuários de Vias Vulneráveis e 84,95% em Assistência de Segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral em poste, chicotada, proteção de pedestres, cidade e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Assistentes de Velocidade e ESC. Mais de 50% do volume de vendas do Nivus na região é equipado com AEB. Todos os equipamentos padrão e testados tiveram um bom desempenho, permitindo que o Nivus alcançasse cinco estrelas. A versão europeia do modelo, chamada Taigo, oferece equipamentos ADAS como padrão, embora seja opcional e para algumas versões na região da América Latina e Caribe.
Já o Honda WR-V fabricado no Brasil e equipado com dois airbags frontais e ESC de série, foi avaliado com uma estrela. O crossover compacto alcançou 41,03% em Proteção de Ocupantes Adultos, 40,66% em Proteção de Ocupantes Crianças, 58,82% em Proteção de Pedestres e Usuários de Vias Vulneráveis e 48,84% em Assistência de Segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada, proteção de pedestres e ESC. A falta de airbags de cortina laterais padrão limitou a pontuação e melhor desempenho na proteção do ocupante adulto. Os cintos de segurança não atendem aos requisitos do Latin NCAP para conformidade com as normas UN ou FMVSS. A falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro explica a baixa pontuação para a proteção do ocupante infantil. A proteção passiva de pedestres foi boa e o desempenho do ESC também foi aceitável.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP disse:
“Os consumidores devem ficar satisfeitos por encontrar modelos mais populares que alcancem cinco estrelas. O Latin NCAP se surpreende ao encontrar essas diferenças entre o Nivus e o WR-V, que são concorrentes do mesmo segmento, já que a Honda mal conseguiu uma estrela principalmente por falta de equipamentos de segurança. O Latin NCAP incentiva a Honda a aprimorar o WR-V e em breve oferecer novamente modelos cinco estrelas para a região, já que a última vez que isso aconteceu foi em 2015.”
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP disse:
“É muito promissor que alguns fabricantes como a Volkswagen já incluam tecnologias avançadas de assistência à condução com maior participação em seu percentual de vendas, esperamos que muito em breve sejam um padrão para todos os novos modelos à venda no mercado, pois este salvará muitas vidas em nossas ruas, principalmente usuários vulneráveis. Enquanto isso, pedimos fortemente que a marca Honda melhore o desempenho de segurança dos carros populares que vende em nossa região, merecemos o mesmo tipo de segurança que a Honda oferece aos consumidores no Japão e na Europa”.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments