top of page

Lazer: Reeditado livro sobre Colin Chapman com prefácio de Emerson Fittipaldi


Lazer: Reeditado livro sobre de Colin Chapman com prefácio de Emerson Fittipaldi

Reconhecido como uma das maiores forças criativas no mundo do automóvel, Colin Chapman (1928–82) da Lotus deixou um legado muito rico. Neste livro histórico, o célebre autor Karl Ludvigsen se familiariza com a lenda, entrando na mente de Chapman para entender suas criações e explorar e expor as motivações que dirigiram este gênio controverso.


Entrevistas com figuras-chave na história de Chapman se misturam com informações dos extensos arquivos do autor para tornar este livro um encontro único e atraente entre o engenheiro-inovador e o historiador-investigador. Publicado originalmente em 2010, o livro tornou-se um texto padrão, não só sobre o homem, mas também sobre a evolução e o design dos carros de corrida e está sendo reeditado para atender à demanda contínua.


Como conteúdo principal

Conceitos de concepção: avaliação do homem que Keith Duckworth descreveu como "o engenheiro conceitual mais brilhante que conheci".


Empresa de motores: reconhecendo que ele era, em suas palavras, 'não um homem de motores', Chapman fez os melhores motores disponíveis, o Ford 1172, BRM H-16, Cosworth DFV V8 ou turbina a gás Pratt & Whitney .



Tópicos de transmissão projetados pela Lotus, tração nas quatro rodas, acionamento automático da embreagem e muito mais.


Sagas da suspensão: desde a engenhosidade da suspensão improvisada em seu primeiro especial baseado em Austin até a adoção da suspensão ativa pouco antes de sua morte, Chapman ganhou e explorou um conhecimento avançado dos fundamentos de um carro.


Histórias de estrutura: as realizações de Chapman neste campo são numerosas. Mais conhecido entre eles são suas inovações monocoque, em fibra de vidro para o carro de estrada Elite e alumínio para o F1 Type 25.


Peso reduzido: a obsessão pela leveza foi um mantra de Chapman ao longo de sua vida. Contribuiu enormemente para o sucesso de seus carros, ocasionalmente às custas de força e segurança que assustaram alguns motoristas.


Aventuras aerodinâmicas: Chapman gostava de aerodinâmica - "um assunto muito envolvente" - e estava na vanguarda dos principais desenvolvimentos da F1 nesta área.


Descobrindo a força descendente: os primeiros insights com asas e corpos em forma de cunha, exemplificados por seus Tipos 56 (Indycar) e 72 (F1), levaram finalmente à descoberta pioneira do efeito de solo de melhoria de tração, que atingiu o florescimento total com o F1 Lotus 79.


Ludvigsen dá atenção especial às façanhas de Chapman em Indianápolis, onde ele e seus carros transformaram a natureza da corrida principal da América com inovações impressionantes longe da segurança de casa.



Autor: Karl Ludvigsen é amplamente conhecido e respeitado no mundo automotivo por suas pesquisas e relatórios sobre todos os aspectos do automobilismo e dos esportes motorizados. Isso aconteceu por meio de seus estudos de engenharia e desenho industrial, bem como de seus cargos na GM, Fiat e Ford e de sua liderança em uma empresa de consultoria em gestão da indústria automotiva. Ele atua há mais de 60 anos como autor e historiador, conhecendo pela primeira vez Colin Chapman no Grande Prêmio da Itália de 1958. Ele observou seu trabalho de perto depois disso, especialmente durante o desenvolvimento do revolucionário Lotus 78. Como autor, co-autor ou editor, ele tem cerca de cinco dúzias de livros em seu crédito, todos sobre carros e a indústria automotiva, sua vida e longa paixão. Ludvigsen recebeu 60 prêmios pelo alto padrão de redação e pesquisa de seus trabalhos.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Entretenimento e Lazer entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page