Reconhecido como uma das maiores forças criativas no mundo do automóvel, Colin Chapman (1928–82) da Lotus deixou um legado muito rico. Neste livro histórico, o célebre autor Karl Ludvigsen se familiariza com a lenda, entrando na mente de Chapman para entender suas criações e explorar e expor as motivações que dirigiram este gênio controverso.
Entrevistas com figuras-chave na história de Chapman se misturam com informações dos extensos arquivos do autor para tornar este livro um encontro único e atraente entre o engenheiro-inovador e o historiador-investigador. Publicado originalmente em 2010, o livro tornou-se um texto padrão, não só sobre o homem, mas também sobre a evolução e o design dos carros de corrida e está sendo reeditado para atender à demanda contínua.
Como conteúdo principal
Conceitos de concepção: avaliação do homem que Keith Duckworth descreveu como "o engenheiro conceitual mais brilhante que conheci".
Empresa de motores: reconhecendo que ele era, em suas palavras, 'não um homem de motores', Chapman fez os melhores motores disponíveis, o Ford 1172, BRM H-16, Cosworth DFV V8 ou turbina a gás Pratt & Whitney .
Tópicos de transmissão projetados pela Lotus, tração nas quatro rodas, acionamento automático da embreagem e muito mais.
Sagas da suspensão: desde a engenhosidade da suspensão improvisada em seu primeiro especial baseado em Austin até a adoção da suspensão ativa pouco antes de sua morte, Chapman ganhou e explorou um conhecimento avançado dos fundamentos de um carro.
Histórias de estrutura: as realizações de Chapman neste campo são numerosas. Mais conhecido entre eles são suas inovações monocoque, em fibra de vidro para o carro de estrada Elite e alumínio para o F1 Type 25.
Peso reduzido: a obsessão pela leveza foi um mantra de Chapman ao longo de sua vida. Contribuiu enormemente para o sucesso de seus carros, ocasionalmente às custas de força e segurança que assustaram alguns motoristas.
Aventuras aerodinâmicas: Chapman gostava de aerodinâmica - "um assunto muito envolvente" - e estava na vanguarda dos principais desenvolvimentos da F1 nesta área.
Descobrindo a força descendente: os primeiros insights com asas e corpos em forma de cunha, exemplificados por seus Tipos 56 (Indycar) e 72 (F1), levaram finalmente à descoberta pioneira do efeito de solo de melhoria de tração, que atingiu o florescimento total com o F1 Lotus 79.
Ludvigsen dá atenção especial às façanhas de Chapman em Indianápolis, onde ele e seus carros transformaram a natureza da corrida principal da América com inovações impressionantes longe da segurança de casa.
Autor: Karl Ludvigsen é amplamente conhecido e respeitado no mundo automotivo por suas pesquisas e relatórios sobre todos os aspectos do automobilismo e dos esportes motorizados. Isso aconteceu por meio de seus estudos de engenharia e desenho industrial, bem como de seus cargos na GM, Fiat e Ford e de sua liderança em uma empresa de consultoria em gestão da indústria automotiva. Ele atua há mais de 60 anos como autor e historiador, conhecendo pela primeira vez Colin Chapman no Grande Prêmio da Itália de 1958. Ele observou seu trabalho de perto depois disso, especialmente durante o desenvolvimento do revolucionário Lotus 78. Como autor, co-autor ou editor, ele tem cerca de cinco dúzias de livros em seu crédito, todos sobre carros e a indústria automotiva, sua vida e longa paixão. Ludvigsen recebeu 60 prêmios pelo alto padrão de redação e pesquisa de seus trabalhos.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Entretenimento e Lazer entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments