A terceira rodada de resultados de 2022 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi lançada com resultados decepcionantes para o popular modelo Fiat Strada; ao alcançar apenas uma estrela devido, entre outras coisas, à estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões de cabine simples e dupla no impacto traseiro e falta de sistemas de assistência à segurança.
A Fiat Strada, Ram 700 em alguns mercados, produzida no Brasil, obteve uma estrela tanto na versão cabine simples como dupla. A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança. A versão de cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança. O pior resultado das duas versões é aquele que representa o resultado do modelo; neste caso, ambas as versões obtiveram uma estrela.
O impacto frontal mostrou uma estrutura instável, bem como uma estrutura instável na área dos pés. No impacto lateral de poste, os airbags laterais, apenas padrão na versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, afetando negativamente o resultado do impacto lateral. Este desempenho do airbag lateral é uma preocupação do Latin NCAP e demonstra mais uma vez que ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada, como era anteriormente o caso de outros modelos como o Renault Sandero/Logan/Stepway. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, enquanto mostrou proteção pobre para o assento da versão de cabine simples. Os assentos têm diferenças consideráveis que surpreenderam o Latin NCAP, pois se espera que ambos tenham um desempenho igualmente bom neste teste.
A proteção dos ocupantes crianças foi boa nos testes de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização i-Size*, pela indisponibilidade em todos os mercados onde o modelo é vendido, quanto aos Sistemas de Retenção para Crianças (SRI) recomendados pelo fabricante, e pela falta de capacidade de desativar o airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP. A proteção para pedestres mostrou uma proteção pobre na parte superior da perna. A falta de frenagem autônoma de emergência (AEB), sistemas de suporte de pista (LSS), detecção de ponto cego (BSD) e sistemas de limitação de velocidade explicam a baixa pontuação em aspectos de sistemas de assistência à segurança. A versão de cabine simples também carece de aviso de cinto de segurança (SBR) no banco do passageiro.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica dos modelos em equipamentos de segurança passiva. Quando os resultados mostram desempenhos preocupantes, o Latin NCAP pergunta ao fabricante sobre planos potenciais para melhorar o modelo e corrigir os problemas particulares. Fiat e Ram, marcas do grupo Stellantis ainda não responderam formalmente às perguntas do Latin NCAP a este respeito.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A Fiat mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. É preocupante que os fornecedores globais de autopeças continuem a oferecer sistemas de retenção na América Latina sem a robustez esperada para os cenários de teste do Latin NCAP, como fazem para outros mercados, como Europa, EUA e Austrália. Stellantis, juntamente com a General Motors e Volkswagen, é um dos três fabricantes com instalações de testes de colisão na região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais. A rotulagem de segurança veicular, incluindo a classificação em estrelas do Latin NCAP, é uma solução eficaz para estes problemas em nosso mercado, com o objetivo de ter consumidores informados de forma independente que prefiram veículos mais seguros e, ao mesmo tempo, que os fabricantes melhorem voluntariamente seus modelos".
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
"Uma pontuação tão baixa para a Stellantis faz com que pareça muito ruim em termos de segurança veicular. Com um modelo tão popular na região, só podemos denunciar a Stellantis por esta prática discriminatória em relação aos consumidores da América Latina e do Caribe. Sabemos que a Stellantis produz carros com padrões de segurança muito altos, mas dado o fraco desempenho demonstrado no teste do Latin NCAP do Fiat Strada/Ram 700, podemos ver que ela está incorrendo na prática perniciosa de duplo padrão em detrimento não apenas dos ocupantes desses veículos, mas da população em geral e da degradação da frota de veículos na região. A rotulagem de veículos com classificação por estrelas de segurança é um elemento chave para evitar este duplo padrão. Apelamos à responsabilidade dos governos de cada país da região para agir neste sentido”.
*Ancoragens i-Size:
As ancoragens ISOFIX são pontos rígidos de ancoragem da estrutura do veículo ou parte dela para Sistemas de Retenção Infantil (SRI). O SRI deve ter conectores ISOFIX para encaixar os pontos de ancoragem ISOFIX do veículo. Cada modelo SRI ISOFIX deve ter uma lista de modelos de veículos para os quais este SRI é "específico do veículo". i-Size se baseia no conceito e aprovações ISOFIX, mas remove a condição "específica do veículo", o que significa que qualquer tipo de SRI aprovado como i-Size será adequado para instalação em qualquer veículo reconhecido como i-Size. Os SRIs aprovados por i-Size devem cumprir os requisitos de proteção contra impacto lateral, cada SRI indica o tamanho dos passageiros (crianças) e destina-se a transportá-los virados para trás por um período de tempo mais longo.
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