
A Lamborghini Squadra Corse está desenvolvendo seu primeiro protótipo LMDh, que estreará em 2024 no (WEC) Campeonato Mundial de Resistência da FIA (classe Hypercar) e no Campeonato IMSA WeatherTech Sports Car (classe GTP). Desde 2015, a Lamborghini compete no nas corridas de GT, comemorando mais de 40 títulos e algumas conquistas únicas: a vitória em três anos da classe GTD nas lendárias 24 Horas de Daytona entre 2018 e 2020 foi a primeira vez que um fabricante venceu três vezes. Agora, o compromisso da empresa com a classe LMDh é o passo para o nível superior das corridas de carros esportivos, permitindo que a Lamborghini compita por vitórias na classificação geral das corridas de resistência mais prestigiadas do mundo, como as 24 Horas de Le Mans, 24 Horas em Daytona e 12 Horas de Sebring.
“Este passo para o escalão mais alto das corridas de carros esportivos marca um marco importante para nossa empresa”, afirmou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini. “Estaremos nos medindo contra os melhores, nos campos de provas mais exigentes. Por um lado, isso dará ainda mais visibilidade ao nosso programa de automobilismo de sucesso, mas também nos permitirá testar tecnologias futuras: nossos protótipos LMDh se tornarão nosso laboratório aberto mais sofisticado sobre quatro rodas”.
A Squadra Corse está entrando em um cenário de automobilismo impulsionado por propulsão híbrida. O programa LMDh é, portanto, o ajuste perfeito com a transição da Lamborghini para tecnologias híbridas: até o final de 2024, toda a linha Lamborghini será hibridizada.

LMDh significa Le Mans Daytona hybrid e dá o nome à nova categoria de protótipos desportivos de carros de corrida que estreia em 2023, dando a possibilidade de competir tanto no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA como no Campeonato de Carros Esportivos IMSA WeatherTech na classe mais alta. Para a Lamborghini, o programa LMDh será executado em adição à plataforma GT da Squadra Corse, composta por Super Trofeo e GT3, que continua sendo o núcleo da operação de automobilismo de seus clientes.
Falando sobre a entrada na LMDh, o chefe de automobilismo da Lamborghini, Giorgio Sanna, comentou: “Estou absolutamente satisfeito que a Lamborghini esteja dando o próximo passo em nossa jornada de automobilismo, o passo para a LMDh e o nível superior das corridas de carros esportivos no endurance. A LMDh desempenhará um papel especial na estratégia de Motorsports da Lamborghini, dando-nos a oportunidade única de expandir nossas atividades de corrida para novas plataformas e reforçar nossa parceria de longo prazo com equipes e pilotos.”
Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l'Ouest, comentou: “Ser acompanhado por uma marca tão prestigiosa como a Lamborghini é fantástico para corridas de resistência. Hypercar, o novo nível superior da disciplina, atraiu montadoras de todo o mundo. Estamos prestes a comemorar o centenário das 24 Horas de Le Mans, e outra era de ouro da resistência está apenas começando.”

O presidente da IMSA, John Doonan, declarou: “A IMSA desfrutou de uma parceria de longa data com a Lamborghini que remonta à introdução do Lamborghini Super Trofeo North America há uma década e continua em um programa GTD bem-sucedido. Estamos orgulhosos que a Lamborghini esteja confirmando os planos de aumentar ainda mais sua presença na IMSA em 2024 para GTP e a principal categoria de protótipos de corridas de carros esportivos. Ter outro fabricante deste calibre assumindo o compromisso de correr em GTP reforça a plataforma técnica LMDh que desenvolvemos ao lado de nossos parceiros no ACO, e mal podemos esperar para ver esses novos protótipos Lamborghini estrearem no IMSA WeatherTech SportsCar Championship 2024.”
Frédéric Lequien, CEO da FIA WEC, comentou: “Estamos honrados que a Lamborghini se juntará à classe Hypercar da FIA WEC a partir de 2024. A Lamborghini é uma marca icônica, mas nunca competiu na classe rainha de corridas de resistência antes. Eles se juntarão ao FIA WEC em um momento muito emocionante de sua história. Para a temporada de 2024, haverá uma formação excepcional de marcas competindo em nossa classe rainha. A competição será acirrada, mas não temos dúvidas de que a Lamborghini estará no meio da luta. A Lamborghini tem tido muito sucesso em outras classes de corridas de resistência, então mal podemos esperar para vê-los competir por vitórias gerais em nossos eventos icônicos.”
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments