A Lamborghini Squadra Corse anunciaou a chegada de Romain Grosjean como piloto oficial da Lamborghini a partir de 2023. O experiente ex-piloto de Fórmula 1 também será uma peça chave no desenvolvimento do projeto Lamborghini LMDh , que estreará em 2024.
O piloto suíço-francês, que passou as duas últimas temporadas correndo na IndyCar Series, fará sua estreia nas 24 Horas de Daytona a bordo de um Lamborghini Huracán GT3 EVO2, pilotado pela Iron Lynx, ao lado dos pilotos de fábrica da Lamborghini Andrea Caldarelli e Mirko Bortolotti. Grosjean também disputará outros eventos de resistência ao longo da temporada de 2023, com um programa completo a ser anunciado posteriormente.
Além de seu programa GT3 no próximo ano, Grosjean também se juntará a Caldarelli e Bortolotti como piloto de testes do carro LMDh da Lamborghini Iron Lynx, com o qual competirá no FIA World Endurance Championship e no IMSA WeatherTech Sports Car Championship em 2024.
Nascido em Genebra, mas competindo sob licença francesa, Grosjean passou nove temporadas na Fórmula 1 e registrou 10 pódios. Ele correu pela Renault, Lotus e Haas antes de mudar para a IndyCar Series nos Estados Unidos em 2021. Um piloto versátil, Grosjean tem vários títulos em monolugares ao longo dos anos, vencendo a Fórmula 3 Euroseries em 2007, AutoGP em 2010 e a GP2 Series em 2011. Ele também correu em GTs e venceu uma corrida em sua estreia no Campeonato Mundial FIA GT1 em Abu Dhabi em 2010, além de disputar as 24 Horas de Spa no mesmo ano.
A Iron Lynx, que pertence à empresa suíça DC Racing Solutions Ltd, será a equipe parceira da Lamborghini no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no Campeonato IMSA WeatherTech Sportscar. A Iron Lynx e a Lamborghini também trabalharão em estreita colaboração com a PREMA Engineering, que utilizará sua experiência em mais de 30 anos de competição em vitórias em campeonatos.
Falando sobre o último passo em sua carreira, Grosjean disse: “Antes de tudo, é uma honra ingressar na Lamborghini, é uma marca tão icônica para todos que amam carros, inclusive eu e meus filhos. Além disso, estou muito animado com duas coisas: a primeira é começar em Daytona com o GT3, e,no final do ano, desenvolvendo o novo LMDh, que é um carro lindo –um projeto incrível. O WEC está se tornando uma categoria cada vez mais emocionante com muitos construtores chegando. Com a Lamborghini sendo uma marca de tanto sucesso, espero que possamos nos sair bem no futuro”.
O chefe da área de automobilismo da Lamborghini, Giorgio Sanna, acrescentou: “Estamos muito orgulhosos de dar as boas-vindas a Romain Grosjean à família Lamborghini, para este novo e emocionante período na história da Squadra Corse. Ele é um piloto com uma enorme experiência em várias categorias ao longo dos anos e será capaz de agregar muito valor ao nosso programa GT3, mas também ao desenvolvimento do nosso carro LMDh. Estou ansioso para ver Romain na pista em Daytona, que espero ser o início de uma parceria de muito sucesso.”
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments