A Honda marcou o mundo da motocicleta com a primeira tetracilíndrica produzida em grande escala, a CB 750 Four, apresentada no Salão de Tóquio de 1968. Desde então, nunca faltaram modelos Honda equipados com a arquitetura “in-line four” no lineup da marca, com capacidades que variaram dos 249 cc da CBR 250RR de 1990 até os 1.284 cc da CB 1300 Super Four.
As Honda de 650cc chegaram ao país em 2014 com a CB 650F e CBR 650F. Em 2020 elas deram lugar para uma nova proposta que aliava modernidade e um conceito inovador. A Naked CB 650R conciliava o design minimalista com elegância e agressividade, enquanto a CBR 650R trazia a identidade de superesportiva seguindo o conceito “Total Control” herdado da Fireblade. Desde então, nada menos do que 25 mil motocicletas desta família saíram das linhas de produção da fábrica da Honda em Manaus, AM.
A cifra respeitável indica tanto o fascínio dos brasileiros pelos “quatro em linha” como a capacidade tecnológica da planta situada na capital amazonense, uma vez que as CB 650R e CBR 650R 2024 em nada se diferenciam destes mesmos modelos comercializados em diferentes mercados como o norte-americano, europeu ou asiático.
Para a versão 2024 os modelos se caracterizam por novas cores e acabamentos. A naked CB 650R, fiel ao estilo Neo Sports Café introduzido pela CB 1000R, será oferecida na nova opção de cor Laranja Perolizado, além da Vermelho Perolizado e Cinza Fosco. Outra novidade diz respeito a cor do motor, rodas e suspensão dianteira, agora integralmente pretos. O mesmo se dá com a esportiva CBR 650R, que terá opção a inédita Branco Perolizado, além da Vermelho.
Uma característica marcante destas motocicletas é a especial atenção dada para a ergonomia. Na CB 650R a triangulação entre guidão plano, pedaleiras e assento bipartido determinam uma posição de pilotagem típica nas naked, ideal para trechos urbanos ou estradinhas sinuosas, enquanto na CBR 650R os semi-guidões, mais baixos, assim como a presença da carenagem, direcionam a versão para um uso rodoviário e eventuais sessões em pista nos track-days. Mesmo assim, a grande versatilidade de CB e CBR 650R é um traço comum, sendo modelos adequados a uma ampla gama de usos.
Em ambas a mais recente tecnologia está presente: a iluminação é full-LED e o painel digital, tipo blackout, oferece excelente visibilidade e variedade de informações, com destaque para a shift-light configurável, que alerta para o momento adequado para troca de marcha. Outro dispositivo importante das CB&CBR 650R é o ESS – Emergency Stop Signal, que ativa de modo automático as setas traseiras em caso de frenagem brusca.
O motor da CB e CBR 650R 2024 traz especificações inalteradas: tetracilindro DOHC arrefecido a líquido, câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control. A potência máxima é de 88,4 cv a 11.500 rpm, o torque máximo 6,13 kgf.m a 8.000 rpm. A parte ciclística também não recebeu modificações: chassi tubular de aço tipo Diamond com suspensão Showa SFF (Separated Function Fork) invertida à frente, enquanto na traseira a balança de suspensão é vinculada ao conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições.
Os freios a disco dianteiros são do tipo flutuante, com sistema ABS de dois canais que atua nos cálipers de quatro pistões de fixação radial. O freio a disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas de liga-leve são calçadas com pneus 120/70-ZR17 à frente e 180/55-ZR17 atrás.
A disponibilidade das CB 650R e CBR 650R na rede de concessionários Honda está prevista para dezembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e com a comodidade do Honda Assistance, que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai. Os pr[eços sugeridos (base SP) e cores disponíveis são as seguintes:
CB 650R: R$ 52.590,00 (laranja perolizado, vermelho perolizado e cinza fosco)
CBR 650R: R$ 55.360,00 (branco perolizado e vermelho)
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