Utilizar seu Renault 5 de coleção no dia a dia, viajar pela montanha com ele, ou levá-lo para participar dos encontros de apaixonados pela Europa estão entre as aventuras vivenciadas pelos membros da Associação Internacional Renault 5 (AIR-5), que reúne os apaixonados pelo icônico modelo que sopra suas 50 velhinhas neste ano. É na região francesa de Orléans onde conhecemos uma coleção sem igual, que também serve de combustível para alimentar uma amizade que ultrapassa as fronteiras do automóvel. São mais de sessenta unidades do Renault 5 de todos os tipos, mantidas em um galpão de 1.000 m². E é neste lugar que as melhores lembranças de um grupo de seis amigos são guardadas e construídas.
A oficina onde Matthieu, Benjamin, Virginie, Cédric, Nicolas e Eric mantêm sua coleção de mais de sessenta unidades do Renault 5, de todas as cores e versões, é um mergulho nos anos 80. Desde um dos primeiros R5 de 1972 (laranja, uma das preferidas) à mítica versão esportiva R5 Turbo, todas as declinações são bem-vindas no galpão que fica próximo da cidade de Orléans, e nenhum dos membros da associação se imagina vivendo sem o Renault 5. Com mais de 5,5 milhões de unidades vendidas, este compacto urbano lançado em 1972 era presença certa nas ruas e, atualmente, faz parte da rotina destes apaixonados que se tornaram amigos há aproximadamente dez anos. Vamos saber mais como surgiu esta paixão e como é o dia a dia destes colecionadores aficionados, que são membros da Associação Internacional Renault 5 (AIR-5). Fomos até lá para acompanhar a preparação para o evento Losange Passion International, o maior encontro de fãs da Renault na França. A edição 2022 aconteceu no sábado 1º de outubro, no autódromo UTAC Linas-Montlhéry (França).
Para alguns, foi o primeiro modelo que dirigiram. Já para outros, era o carro emprestado pelos pais. Todo mundo tem uma história com o Renault 5. Campeão de vendas na França durante 10 anos, ele marcou e continua marcando a história de milhões de franceses. Prova disso é esta oficina, onde cada apaixonado pelo modelo possui entre 5 e 30 unidades do R5, que são “totalmente inúteis, mas perfeitamente indispensáveis”, conforme mencionou o presidente da associação, Matthieu. Incapaz de se separar de nenhum deles desde que ganhou o primeiro de presente, sua colação não para de aumentar.
“Quando eu fiz 18 anos, ganhei um R5 azul de presente do meu pai. No começo não gostei muito, mas depois não conseguia mais ficar sem ele. E é por causa do meu pai que eu gosto tanto dos Renault 5” - Matthieu, Presidente da associação AIR-5 e colecionador de R5.
Une caixa de ferramentas no porta-malas e uma oficina decorada à altura
Para manter o vigor de seus carros e perenizar o mito do R5, cada membro da associação segue uma regra fundamental: usar o Renault 5 no dia a dia, seja qual for a distância ou situação. No último fim de semana, o Amarelo Limão, o Grafite, o Laranja, o Pérola e muitos outros que ainda não foram batizados com um nome, viajaram para a cidade de Montlhéry (região de Paris), para a 6ª edição do encontro Losange Passion International (LPI). A viagem exigiu uma preparação minuciosa, desde a troca de lâmpadas e verificação do nível de óleo, até uma caixa de ferramentas no porta-malas, para enfrentar qualquer situação! “Eu tenho alternador, distribuidor e levamos até algumas velas”, confessa Matthieu.
Preparação do Renault 5 antes de viajar para Montlhéry para a 6ª edição do evento Losange Passion International (LPI)
Mas os eventos não são a única oportunidade para se encontrar. O grupo de amigos tem várias recordações de viagens em grupo, como as férias nos Alpes, Normandia, Biarritz, ou aquele bate-volta para buscar mais um R5, em algum canto da França.
De férias nos Alpes, com o Renault 5
A oficina se tornou um local de convivência exclusivo e emblemático. O espaço conta com uma ambientação que tem tudo a ver com os carros: terminal de videotexto, telefone de disco ou ainda, rádio toca-fitas duplo deck e vários pôsteres muito bem conservados. Mas a ambição do grupo em relação à oficina não para por aí. Os apaixonados têm o grande sonho de fazer reparos no local, como a instalação de máquinas e ferramentas para usinagem, fresagem, pintura, etc.
Os apaixonados têm o sonho de instalar na oficina máquinas e ferramentas para cuidar dos Renault 5
“Temos motivações diferentes aqui na oficina. Alguns querem praticar bricolagem. No meu caso, é pelo prazer de andar com o R5, mas aqui também é um lugar onde a gente se encontra à noite, entre amigos”. Virginie, secretária da Associação AIR-5 e colecionadora de R5
O R5 como filosofia de vida
Para o jovem paisagista Benjamin, o Renault 5 é mais que um carro, é uma forma de viver com simplicidade, curtindo cada momento.
“Nosso objetivo não é deixar nossos carros em uma vitrine, mas usá-los o tempo todo. Eu uso o meu R5 tanto para viajar de férias como para ir trabalhar. Ele é mais que um carro, é uma filosofia de vida”. Benjamin, vice-presidente da Associação AIR-5 e colecionador de R5
Não é para menos que o R5 faz parte do legado histórico da indústria automotiva francesa, pois, para muitos, este compacto urbano não é apenas simpático, simples e popular, mas atemporal e até mesmo eterno. E assim continuará sendo por muito tempo!
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Clássico entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments