O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E retorna neste fim de semana para a final da temporada dez com as duas últimas corridas, rodadas 15 e 16. O Hankook London E-Prix será realizado nos dias 20 e 21 de julho no ExCeL London, em Londres no Reino Unido.
Com sete pilotos ainda na disputa pelo título, as últimas provas definirão o campeão do mundial de carros elétricos, que pode ser conhecido logo no primeiro E-Prix, ou como é esperado pelos fãs da categoria, na corrida do domingo (21).
A Fórmula E distribui, por E-Prix, um total de até 29 pontos ao piloto vencedor: 25 pela vitória, 3 pela Julius Baer Pole Position e 1 pela Volta Rápida. Em termos de pontuação, até mesmo o atual campeão, Jake Dennis (Andretti Fórmula E Team), com 122 pontos, pode alcançar o bicampeonato se vencer as duas corridas finais.
As cartas estão na mesa e o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) é o favorito com 167 pontos. Porém, o piloto perdeu a gordura que tinha nas últimas etapas e viu sua vantagem ruir. Nick Cassidy é seguido pelo compatriota e parceiro de time Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) com 155 pontos, mesmo número de pontos do Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) com 155.
O português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) com 134 pontos vem de três vitórias consecutivas e viu suas chances crescerem. Também estão no páreo o britânico Oliver Rowland (Nissan Formula E) com 131, o francês Jean-Éric Vergne (DS Penske) com 129 e o britânico Jake Dennis (Andretti Formula E) com 122 pontos.
"É uma pena como começamos o ano, porque realmente podíamos estar, mesmo com o início ruim, muito perto da liderança, mas enfim, assim que estão as coisas e vamos chegar a 30 pontos atrás do líder. Já tivemos 80, então vamos tentar o nosso melhor''.
''Eu acho que vai ser complicado ser campeão, até porque tenho meu colega de equipe lá na frente, mais perto do líder. Eu acho que, enquanto equipe, o objetivo vai ser ajudar o Pascal a ser vencedor", disse o português, António Félix da Costa.
Além do título dos pilotos a ser decidido, há também o Campeonato das Equipes. A Jaguar TCS Racing está atualmente na liderança com 322 pontos, mas a TAG Heuer Porsche está se aproximando com 289 pontos.
A Pista Interna-Externa do ExCeL London
A pista ExCeL London oferece partes internas e externas. O traçado começa em um espaço interno com uma superfície lisa, proporcionando aderência para os pilotos. A área externa da pista apresenta uma série de desvios, perfeitas para oportunidades de ultrapassagem.
A transição do interior para o exterior introduz mudanças na superfície e na elevação, bem como uma mudança na iluminação, tornando a experiência desafiadora para os pilotos. O layout da pista permanece inalterado desde 2023, mantendo seu comprimento de 2,08 km e 20 curvas.
A área de ativação do MODO DE ATAQUE está posicionada na parte externa da Curva 16, adicionando outra camada de estratégia à corrida.
Comments