
Maximilian Guenther conquistou sua primeira vitória para a DS Penske no primeiro E-Prix de Jeddah, ultrapassando Oliver Rowland na chicane final em final emocionante.
A corrida estreou pit stop obrigatório com PIT BOOST, permitindo recarga de energia para obter vantagem estratégica.
Oliver Rowland, da Nissan, agora é o líder do campeonato de pilotos com 43 pontos antes da segunda corrida da rodada dupla do E-Prix de Jeddah já este sábado, 15 de fevereiro.
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E retornou para a terceira rodada no primeiro E-Prix de Jeddah, onde Maximilian Guenther conquistou a vitória com ultrapassagem épica na última curva sobre Oliver Rowland, da Nissan, marcando sua primeira vitória para a DS Penske.
O piloto alemão, que largou da pole pela primeira vez desde Jacarta 2023, inicialmente liderava a corrida, mas perdeu terreno à medida que os competidores aproveitavam o inédito pit stop obrigatório de PIT BOOST da Fórmula E.
Rowland, Taylor Barnard (McLaren) e Nyck de Vries (Mahindra), ganharam vantagem ao usar sua energia extra logo no início, enquanto Guenther optou por uma abordagem mais estratégica, guardando seu impulso para o final da corrida.

Com o avanço da prova, Guenther começou a se recuperar, estabelecendo a volta mais rápida na volta 27 e passando para o segundo lugar, atrás de Rowland. Com uma pequena vantagem de energia, ele lançou um ataque final em uma batalha que chegou a reunir quatro carros com chance de vitória.
No emocionante confronto da última volta, Guenther aproveitou sua oportunidade na última chicane, ultrapassando Rowland pouco antes da bandeira quadriculada. Essa vitória marcou seu primeiro triunfo desde Tóquio, na temporada passada.
Também é primeira vez em 17 corridas que um piloto converte a pole position em vitória.
O resultado também teve implicações significativas no campeonato, já que Rowland assumiu a liderança do Campeonato de Pilotos com 43 pontos, à frente de Antonio Felix da Costa. Enquanto isso, a Porsche lidera o Campeonato de Equipes por uma estreita margem de 3 pontos sobre a DS PENSKE, enquanto a Nissan lidera a tabela de Fabricantes com 25 pontos de vantagem para a Porsche.
Com a quarta rodada marcada para o sábado, 15 de fevereiro, em Jeddah, a temporada continua a apresentar batalhas intensas e reviravoltas inesperadas.

Maximilian Guenther, nº 7 da DS Penske, afirmou:
“É a primeira vitória com a minha nova equipe, a DS Penske. Foi muito trabalho duro, uma grande corrida, mas um resultado incrível para nós. Perdemos algumas posições na janela do pit stop, mas mantivemos a calma e fizemos nossa corrida. Eu não esperava voltar até o fim. Achei que um pódio teria sido bom, mas conseguir isso no final e vencer é uma sensação muito especial. Eu não queria deixar para a última curva, mas não havia outra opção, Oli[ver Rowland] estava fazendo um mega trabalho hoje, uma ótima corrida, mas eu acreditei até o fim".
Oliver Rowland, nº 22 da Equipe Nissan de Fórmula E, disse:
"Tínhamos um plano antes da corrida e o executamos muito bem. Estou um pouco decepcionado porque, quando eu tinha uma diferença tão grande, se eu tivesse consumido um pouco menos, teria tido energia suficiente para me defender de Max [Guenther]. Ele me pegou cochilando um pouco e não pude fazer muita coisa na última curva. Mesmo assim, marcamos ótimos pontos e vamos para amanhã".
Taylor Barnard, nº 5 da equipe Neom McLaren Formula E, disse:
"Começando da quarta posição, um pódio sempre foi minha esperança, mas nunca se sabe como a corrida vai se desenrolar. Foi a primeira corrida do PIT BOOST também, então, para saber que fizemos o procedimento tão bem como equipe, eu não poderia estar mais feliz em ser o P3".
Comments