top of page

Fiat e picape Strada, os grandes vencedores do ano de 2021 no Brasil


Fiat e picape Strada, os grandes vencedores do ano de 2021 no Brasil

Com a divulgação dos dados da Fenabrave para o mês de dezembro, foi fechado o ciclo para um dos anos mais complexos da indústria automobilística, não só brasileira, como mundial.


De um cenário inicial de previsível recuperação em relação aos meses sem produção nas fábricas em 2020, medidas tomadas pela necessidade de isolamento social para combate ao COVID-19, o inicio de 2021 ainda foi de desempenho interessante, mas logo surgiu um fenômeno raro na indústria, a falta de produtos para suprir a demanda. A razão foi a já muito comentada falta de semicondutores que vem afetando o mercado global de produtos, não só de veículos, e que freou a esperada recuperação de um ano que já tinha uma base de comparação muito baixa.


Olhado para o resultado final em termos de desempenho individual das marcas em nosso país, além do fator comercial, onde entra a maior aceitação ou não de um produto, o fator produção impactou decididamente no volume e nos resultados de 2021.

A Fiat com um índice de participação 21,83% do total de Automóveis e Comerciais Leves comercializados no país fechou o ano na liderança, fortemente alicerçada nos resultados do modelo mais vendido no Brasil em 2021, a pequena picape Strada que acumulou 109.107 unidades, do não menos expressivo resultado do compacto Argo com 84.644 veículos, a picape Toro com 70.890 unidades emplacadas e ainda o subcompacto Mobi com surpreendentes 65.847.


A Fiat foi uma das marcas que ao longo do ano melhor soube gerir a crise dos semicondutores, o que impactou de forma menos negativa sua produção, trazendo, naturalmente, reflexos no resultado final no acumulado do ano. Ainda assim, as concessionárias da marca terminaram o ano pedindo a seus clientes pelo menos 90 dias para entrega do novo Pulse o que mostra não só uma forte demanda pelo modelo, por ser uma novidade, mas também o impacto de uma produção também com restrições.


Na segunda posição, a Volkswagen aparece com 15,31% de participação, fruto, principalmente, do bom desempenho do seu modelo historicamente mais popular no Brasil, o Gol, com 66.228 unidades comercializadas e sendo o 8º veículo mais vendido no ano, além da linha de SUVs compactos e Crossovers da marca que teve o T-Cross com 62.307 unidades emplacadas e Nivus com 36.664. Voyage com 28.593 e a pequena picape Saveiro com 26.751 fecham a lista dos modelos mais vendidos da marca no Brasil em 2021.


Na terceira posição a Chevrolet com 12,26% de participação, a marca líder em 2020 foi uma das mais afetadas pela crise que afetou a produção, impactando as vendas dos seus modelos mais populares, Onix, Onix Plus, e Tracker, chegando ao ponto de, a meio do ano, o modelo mais vendido no país ao longo os últimos anos, o Onix, nem aparecer na lista dos 10 mais vendidos, simplesmente pela ausência de produto para entrega aos compradores que faziam lista de espera nas concessionárias.


Com isso o impacto foi grande nas vendas da marca, e o Onix perdeu o posto de veículo mais vendido no Brasil, acumulando 73.623 unidades e fechando o ano na quinta posição. Ainda de destaque, as 54.707 unidades do Onix Plus e 50.757 do SUV compacto Tracker. Ainda sempre relevante para a marca no país, a sua picape média S10 mantém a segunda posição no segmento totalizando 35.045 unidades.

Com 9,33% de participação no mercado, a Hyundai teve no modelo HB20 seu grande destaque, conseguindo fechar o ano como o veículo automóvel mais vendido com 86.455 só perdendo em termos totais para a picape Strada (Comercial Leve). Ainda com bom desempenho o Creta, com 64.759 unidades emplacadas, resultado que só foi ultrapassado em termos de segmento pelo Jeep Renegade. A Hyundai ainda contou com o número de 25.568 unidades emplacadas do sedan compacto HB20s.


Na quinta posição do ranking, a Toyota, com 8,76% de participação no mercado brasileiro de Automóveis e Comerciais Leves, e onde seus grandes destaques foram a picape média Hilux, com 45.893 unidades e a mais vendida em seu segmento, ao mesmo tempo que foi o modelo Toyota mais vendido no Brasil em 2021. Em seguida seu tradicional modelo Corolla que é líder absoluto no segmento de sedans médios emplacando 41.891 unidades e o novo Corolla Cross que teve 34.249 unidades comercializadas.


Na sexta posição da tabela das marcas mais vendidas, a Jeep, com seu continuo bom desempenho e uma participação de mercado 7,53% fruto do expressivo resultado dos dois SUVs mais vendidos no Brasil em 2021. O compacto Renegade com 73.913 unidades foi também o quarto veículo mais vendido, com o seu irmão maior, o modelo Compass, um pouco mais atrás com 70.906. Para dar mais significado ao importante resultado da marca do grupo Stellantis, referir que em 2020 a marca tinha fechado o ano com uma participação de 5,65%, fechando 2021 dando continuidade ao seu crescimento em nosso mercado, marca que teve ainda no final do ano a chegada do Commander em seu lineup.


Na sétima posição do ranking de 2021 aparece a Renault, que com 6,46% teve uma ligeira queda em relação aos 6,75% de participação em 2020, podendo essa mínima diferença ser considerada uma estabilidade em relação a seu desempenho do ano anterior.


Os destaques da marca francesa foram o subcompacto Kwid que teve 52.916 emplacamentos e foi o modelo da marca mais vendido, seguido do Duster com 22.457 unidades, o Sandero com 12.442, a picape Oroch com 12.133, Logan com 9.478 e Captur com 8.304. Destaque ainda para o comercial Renault Master com 9.672 entregues para profissionais de diversas áreas.

Passamos para a oitava posição na tabela da Fenabrave conseguida pela marca Honda, com 4,13% de participação e onde o grande destaque continua sendo o SUV compacto HR-V com 38.406 unidades emplacadas, seguido do Civic com 18.949 veículos, sendo o WR-V o terceiro modelo mais vendido com 10.329 unidades comercializadas.


Na nona posição da tabela, outra japonesa, a Nissan, com 3,29% de participação e sinalizando estabilidade, já que em 2020 ela obteve 3,13%, marca que continua tendo como grandes destaques o Crossover Kicks com 36.524, a picape média Frontier com 11.816 e o sedan compacto Versa com 11.107.


Fechando a tabela como a décima marca mais vendida em 2021 no Brasil, a Caoa Chery, com 2,01% de participação.


Tabela das 10 marcas mais vendidas em 2021 (Automóveis e Comerciais Leves)

Fiat

21,83%

Volkswagen

15,31%

Chevrolet

12,26%

Hyundai

9,33%

Toyota

8,76%

Jeep

7,53%

Renault

6,46%

Honda

4,13%

Nissan

3,29%

Caoa Chery

2,01%

Outras marcas

9%



 

Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!

Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page