No ano do seu 125º aniversário, a Fiat celebra resultados positivos nas vendas semestrais, solidificando sua posição como a principal marca da Stellantis em termos de volumes. Com mais de 660 mil unidades vendidas globalmente, a marca alcançou um aumento de 2,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A marca viu um crescimento regional significativo: 24% na América do Norte, 7,6% no Oriente Médio e África, 5% na Ásia-Pacífico e 2,3% na América do Sul, onde é líder com 14% de participação de mercado. A Fiat é líder no Brasil (20,4% de participação de mercado), Itália e Turquia (12,3% cada), e Argélia (68,3%).
No segmento de Veículos Comerciais, a marca cresceu globalmente 15%, com aumentos de 69% na Ásia-Pacífico, 54% no Oriente Médio e África e 10% na América do Sul.
Neste ano importante, a Fiat continua sorrindo para o futuro, antecipando vários projetos importantes: após o verão europeu, o Fiat Grande Panda - o novo modelo global que marca o retorno da Fiat ao mercado global predominante - terá suas encomendas abertas e, em seguida, o Abarth 600e e o Fiat 500e Giorgio Armani.
Futuro próximo
A Fiat já anunciou o próximo lançamento do novo Fiat 500 Hybrid, que será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim. Além disso, a Fiat está avançando no desenvolvimento de outros modelos, como SUVs. Esses novos produtos estão em estágios avançados e estão programados para lançamento nos próximos anos, marcando a nova temporada da Fiat, que será caracterizada por inclusão, criatividade, estilo italiano e espírito global.
De fato, os resultados de vendas do primeiro semestre de 2024 destacam o aumento da Fiat em várias regiões em termos de volume. Na América do Norte, a marca alcançou um aumento de 24%, impulsionada pelas entregas iniciais do Fiat 500e. Além disso, a Fiat House, o primeiro edifício residencial da marca no mundo, foi inaugurado em junho em Fort Lee, Nova Jersey, a minutos de Manhattan, moldando o futuro da vida urbana com mais de 300 residências alugadas que enfatizam o uso eficiente do espaço e acabamentos premium.
A região do Oriente Médio e África (MEA) registrou um aumento de 7,6%, enquanto a Ásia-Pacífico cresceu 5% e a América do Sul subiu 2,3%. Na América do Sul, a Fiat consolidou sua liderança com uma participação de mercado de 14%, demonstrando ainda mais sua posição no Brasil com 20,4% de market share. Além disso, a Fiat é líder absoluta na Itália e na Turquia, com uma participação de mercado de 12,3%, e na Argélia, onde detém uma impressionante fatia de 68,3% do mercado. O sucesso da Fiat nessas regiões é refletido em seus modelos mais vendidos: o Fiat Panda na Itália, o Fiat Tipo na Turquia e o Fiat Doblò na Argélia.
América do Sul
A Fiat estabeleceu sua posição de liderança na América do Sul com 14% de participação de mercado e um aumento de 2,3% no acumulado do ano. Nesta região, a Fiat alcançou resultados muito positivos no Brasil, onde mantém sua liderança há 42 meses consecutivos. Com uma participação de mercado de 20,4%, a marca vendeu 220.753 unidades no Brasil, superando o segundo colocado por mais de 51 mil unidades.
Europa
No primeiro semestre do ano, a Fiat garantiu sua predominância de mercado também na Europa, particularmente na Itália, onde mantém liderança com 95.779 registros, marcando um aumento de 2% em comparação com o mesmo período de 2023. Esse sucesso se traduz em uma participação de mercado de 10,8% em carros de passeio.
O Fiat Panda, produzido em Pomigliano, continua sendo o veículo mais vendido na Itália, com mais de 63.500 unidades vendidas, refletindo um aumento de 21% ano a ano. O Fiat 500 híbrido ocupa a segunda posição no segmento A com 14.700 registros, ficando atrás apenas do Panda. O Fiat 500e lidera seu segmento com uma participação de mercado de 27% e o 600e também é um dos principais concorrentes no segmento B-SUV BEV com uma participação de 11%. Em junho, a o lançamento do 600 Hybrid, com tecnologia híbrida avançada e transmissão automática de dupla embreagem, foi bem recebido, guiando os clientes para a transição energética.
Em outros mercados europeus, a Fiat também apresentou um desempenho positivo. Na Espanha, a marca continua dominando o segmento urbano, garantindo mais da metade da participação de mercado em carros urbanos (55%). O Fiat 500 híbrido é líder do segmento com 7.720 vendas, representando uma participação de mercado de 43% e registrou um aumento de 26,8% nas vendas para clientes particulares. O Fiat Panda registrou o maior crescimento em vendas para clientes particulares em seu segmento, quase quadruplicando suas vendas em comparação com 2023 e se estabelecendo como o veículo urbano híbrido com selo ecológico mais acessível.
Em outros países europeus as vendas de carros de passeio da Fiat apresentaram um aumento: +7,6% na França, +5,5% na Holanda e +15,1% em Portugal, refletindo o sucesso sustentado em todo o continente. O Fiat 500e continua com bom desempenho nos segmentos de carros elétricos urbanos e compactos (A+B sem UV), classificando-se entre os cinco primeiros na Europa e nos maiores mercados: Alemanha (1º), Itália e França (2º), Espanha (3º) e Reino Unido (4º).
Região do Oriente Médio e África
Na região do Oriente Médio e África (MEA), a Fiat apresentou um aumento de 7,6% nas vendas durante o primeiro semestre do ano. A marca mantém uma forte presença em mercados chave, como Argélia e Turquia, onde comanda participações de mercado de 68,4% e 12,3%, respectivamente.
Na Argélia, o Fiat Doblò é o modelo mais vendido e, em junho, as primeiras unidades do Fiat 500 e Doblò, produzidas localmente para o mercado local, foram entregues. Na Turquia, a proeminência da Fiat é impulsionada pelo Fiat Tipo com 43 mil unidades vendidas, mantendo consistentemente a posição de carro mais vendido desde 2016. Em Marrocos, onde a Fiat lançou modelos como o Fiat 600e e o Fiat Topolino, a marca experimentou um aumento de 23% nas vendas em comparação com o ano anterior.
Veículos Comerciais
No primeiro semestre de 2024, a Fiat também se destacou em veículos comerciais e alcançou um crescimento no segmento, destacando seu robusto desempenho global. As vendas globais da marca aumentaram 15%, impulsionadas por ganhos regionais expressivos.
Na América do Sul, a Fiat teve um aumento de 9,7%, com o Fiorino emergindo como a van mais vendida e a Strada reforçando sua posição como o principal LCV na região.
Na Europa, mais um bom momento. Na Itália, houve um aumento de 5,1% no volume, solidificando sua posição como líder em veículos comerciais leves (LCVs) com 24,2% de participação de mercado. O Ducato, fabricado em Atessa, destaca-se como a van mais vendida na Itália com quase 11 mil registros. Além disso, o Doblò domina o segmento de vans compactas com 22,4% de participação de mercado, enquanto o Ducato lidera o segmento de grandes vans com 23,8% de participação. O Scudo ocupa o segundo lugar no segmento de vans médias com 17,3% de participação.
Em outros mercados europeus, a Fiat também alcançou resultados positivos em veículos comerciais. Na França, os volumes de LCVs aumentaram 2,3%, enquanto na Alemanha houve um aumento de 6,2%. No Reino Unido, houve um crescimento robusto de 13,2%, com LCVs BEV também mostrando um aumento significativo de 11%. Na Espanha, o Ducato permanece como o modelo principal, alcançando 3.432 vendas (um aumento de 40% em comparação com o ano anterior), destacando o forte desempenho da Fiat no setor de veículos comerciais em todo o continente.
A região MEA viu um progresso de 54,2%. Na região Ásia-Pacífico, as vendas do Fiat Professional dispararam 69,5%, mostrando uma expansão significativa do mercado. Na América do Norte, houve um aumento de 13,2% nas vendas, enquanto a marca na Austrália experimentou um crescimento de 64%.
Comments