top of page
Foto do escritorRedação Publiracing

Ferrovias: Valência e Madrid ligados por trens com vagões plataforma para transporte de caminhões


Ferrovias: Valência e Madrid ligados por trens com vagões plataforma para transporte de caminhões

O porto de Valência vai estar ligado à região de Madrid através de uma operação ferroviária, que tem inicio previsto para a primavera (europeia) de 2023.


A iniciativa é da Tramesa, que anunciou que vai adquirir 40 vagões plataforma para transporte de semirreboques num investimento de oito milhões de euros. O prazo de entrega é de dois anos, data em que terá inicio a operação agora anunciada.


O serviço começará com cinco frequências semanais, entre o Terminal Ferroviário do Dique do Leste, em Valência, e o terminal de Abroñigal (posteriormente o de Vicalvaro, quando estiver operacional), em Madrid.


A operação tem como foco, os caminhões provenientes de Itália e destinados à região de Madrid que chegam a Valência a bordo dos navios da Grimaldi. Daí a utilização do terminal ferroviário junto às instalações da companhia napolitana.


A capacidade de transporte em cada sentido será de 40 semirreboques, o que significa retirar das rodovias 40 caminhões, com todas as vantagens dessa operação, desde preço do frete a rapidez e segurança da operação, reduzindo níveis de emissões, e aumento da segurança nas rodovias por onde passam atualmente esses caminhões. Numa tendência crescente em países europeus, o transporte através de caminhões ficará com suas distâncias operacionais cada vez mais reduzidas, priorizando a retirada na fase inicial do transporte e posterior distribuição na fase final do frete, priorizando a ferrovia em grande parte da distância, sendo o modal mais eficiente para o transporte desses semirreboques entre as “pontas” da operação.

A Tramesa admitiu lançar novas operações ferroviárias em território espanhol com este formato, e a autoridade portuária aposta forte no desenvolvimento do trem como parceiro de logística, anunciando o investimentos de 240 milhões de euros em infraestruturas ferroviárias, em Valência e em Sagunto. Para tal, contará com 51,5 milhões de euros de ajuda da União Europeia.


Anualmente, cerca de 4 000 trens (80 por semana) entram ou saem do porto de Valência.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia e Logística entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page