
A #VLI – empresa de soluções logísticas que integra ferrovia, portos e terminais – estabeleceu um novo contrato com a #VienaSiderúrgica que prevê a movimentação de 720 mil toneladas de ferro-gusa com destino à exportação ao longo do biênio 2022/2023. “Temos uma parceria de longa data com o cliente e a extensão deste compromisso evidencia a eficiência proporcionada pela integração de modais para conectar a produção nacional e o mercado internacional”, afirma o gerente comercial da VLI, André do Carmo.
O itinerário tem como ponto de origem um entreposto localizado em Açailândia (MA) e é integralmente realizado por meio da malha ferroviária da Estrada de Ferro #Carajás (EFC). O ferro-gusa será transportado até o Terminal Portuário de #SãoLuís (TPSL), por onde se dará o processo de embarque à exportação.
A Viena é uma das maiores produtoras de ferro-gusa do país, com capacidade para produzir 600 mil toneladas por ano nas suas operações. Com forte presença no mercado externo, a matéria-prima produzida no #Maranhão e em #MinasGerais é exportada principalmente para os #EstadosUnidos, além da #Ásia e #Europa.
Produto imediato da redução do minério de ferro, o ferro-gusa é bastante utilizado na produção de aço e os volumes nacionais de exportação do material têm aumentado de forma significativa. Apenas em 2021 o país exportou ao todo cerca de três milhões de toneladas, sendo os mercados chineses e norte-americanos os principais destinos.
O modal ferroviário é apontado por especialistas como o mais adequado para movimentar grandes volumes. Um vagão graneleiro, por exemplo, comporta, em média, mais de 70 toneladas enquanto um caminhão bitrem carrega aproximadamente 36 toneladas, ou seja cada vagão, tira pelo menos 2 caminhões das estradas, com todos os benefícios para a saúde pública, infraestrutura e desenvolvimento econômico do país.
No cenário brasileiro, assim como em todo o mundo, a prática de interligar modais (rodovia e ferrovia) representa mais velocidade no escoamento das cargas utilizando os caminhões para pequenos trechos da logística de transporte.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -
O valor, você escolhe!
Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments