
O trem movido a bateria da Alstom concluiu uma jornada de demonstração técnica começando em Chemnitz, Alemanha. Desenvolvido como um protótipo em Hennigsdorf , na Alemanha, o trem de múltiplas unidades elétrico movido a bateria viajou para Flöha e Zschopau e depois de volta para Chemnitz. Durante a viagem, a alimentação do trem foi trocada de operação em catenária para alimentação por bateria e assim operar em vias com percursos sem alimentação aérea.
O projeto inovador começou em 2016 como uma parceria de pesquisa com a Universidade Técnica de Berlim e cobre o desenvolvimento, a aprovação e a operação de trens de passageiros movidos a bateria, bem como a comprovação da viabilidade econômica geral da operação de bateria para ferrovias de linha principal. Também inclui a preparação de recomendações para políticos, operadores e autoridades públicas para o uso de trens movidos a bateria em linhas não eletrificadas ou parcialmente eletrificadas. O aspecto principal da tecnologia de propulsão é um sistema de acionamento que inclui uma bateria de tração inovadora que foi desenvolvida e testada em Mannheim - lar do laboratório especializado em baterias e alta tensão da Alstom.
Müslüm Yakisan, Presidente da Alstom na Alemanha, Áustria e Suíça - “A Alstom tem o objetivo claro de se tornar líder internacional em tecnologias alternativas de acionamento para viagens ferroviárias. Junto com nosso trem de hidrogênio, este conceito de acionamento movido a bateria de última geração representa outro marco para o lançamento no mercado de trens regionais livres de emissões na Alemanha e no mundo ”.
O trem movido a bateria foi desenvolvido em cooperação com vários parceiros do projeto. Isso inclui DB Regio, a rede de transporte regional para Baden-Württemberg, o Programa Nacional Alemão de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Célula de Combustível e a Universidade Técnica de Berlim. O Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha (BMVI) está financiando o projeto com uma contribuição de cerca de quatro milhões de euros.
Desde o início do projeto, a pesquisa científica de acompanhamento na Universidade Técnica de Berlim foi realizada pelo Departamento de Operações Ferroviárias e Infraestrutura, juntamente com o Departamento de Métodos de Desenvolvimento de Produto e Mecatrônica. Os estudos revelaram, por exemplo, que uma grande proporção das linhas atualmente operadas com veículos a diesel incluem seções não eletrificadas de bem menos de 100 km. O uso da infraestrutura existente sem catenária permite que veículos elétricos movidos a bateria sejam operados nessas linhas sem grandes atualizações na infraestrutura existente.
A Professora Birgit Milius, Doutora em Engenharia do Departamento de Operações Ferroviárias e Infraestrutura, explicou: “Nossos estudos mostraram claramente que no transporte ferroviário local de passageiros, os veículos elétricos movidos a bateria têm o potencial de substituir com sucesso os veículos a diesel. Nossas considerações sempre levaram em conta o sistema geral. Aspectos que abrangem o veículo, operação e infraestrutura foram analisados sob várias condições operacionais, a fim de obter resultados confiáveis. ”
O trem entrará em serviço em Baden-Württemberg e Baviera quando o novo horário entrar em vigor em dezembro de 2021. Será o primeiro trem movido a bateria a ser aprovado para serviço regular de passageiros na Alemanha desde 1960.
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