Amanhã, 1 de novembro de 2023, a Bernmobil iniciará serviços regulares com o modelo Tramlink na capital suíça, Berna, após uma fase de testes que durou vários meses. Em 28 de outubro de 2023, as primeiras unidades foram oficialmente entregues à empresa e apresentados ao público no dia aberto na estação de bondes Bolligenstrasse.
A encomenda, feita no final de 2019, inclui 20 veículos bidirecionais e 7 veículos unidirecionais, a serem entregues entre 2023 e 2025. Os novos bondes substituirão os veículos existentes que estão chegando ao fim de sua vida útil. Os primeiros cinco veículos já estão em Berna.
Com mais de 300 unidades Tramlink vendidos em 15 cidades, a Stadler Trams estabelece padrões em termos de desempenho, segurança, acessibilidade, conforto e tecnologia de ponta. Os bondes já estão em uso em Erfurt e Rostock (Alemanha), Gmunden (Áustria) e até em Santos (Brasil), e em breve circularão também em Jena (Alemanha) e Milão (Itália). Na Suíça, o Tramlink circula, por exemplo, na Waldenburgerbahn, na Limmattalbahn e na Lugano-Ponte-Tresa-Bahn. E a partir de amanhã também em Berna.
“Estamos particularmente orgulhosos de entregar os novos bondes de Berna e de poder oferecer ao povo de Berna um alto padrão de conforto, segurança e acessibilidade nas viagens”, disse Ignacio Erce, vice-presidente de operações da Stadler Valencia.
As novas unidades da Bernmobil são adaptados às necessidades de mobilidade e infraestrutura da capital suíça. Com 42,5 m de comprimento e 2,3 m de largura, oferecem uma grande capacidade de até 250 pessoas (com 4 pessoas por m² de pé). O veículo é inicialmente notável devido ao seu design exterior elegante e ao interior luminoso, espaçoso e sem barreiras. Com bancos em madeira e grandes áreas multifuncionais para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé junto às portas, o design interior único garante o conforto dos passageiros.
As inovações mais importantes incluem um moderno sistema de informação aos passageiros, câmaras traseiras em vez de espelhos retrovisores, um eficiente sistema de ar condicionado que minimiza o consumo de energia através da medição do nível de CO2 no habitáculo e um sistema de assistência à travagem para evitar colisões. Além disso, o Tramlink possui bogies inovadores com eixos reais, que permitem uma condução suave e confortável pelas ruas estreitas do centro histórico com raios apertados de curva.
“Com o Tramlink, dispomos agora de uma frota de eléctricos de última geração e completamente livre de barreiras”, afirma René Schmied, Director da Bernmobil. “Isto tornará o transporte público na cidade e região de Berna ainda mais atrativo e sustentável.”
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments