
O Conselho de Administração da Renfe aprovou a adjudicação à fabricante espanhola Talgo do contrato de aquisição de até quarenta cabeças motoras para trens de alta velocidade, no valor global de 281,5 milhões de euros.
Essas unidades permitirão à Renfe formar trens AVE (Alta Velocidade Espanhola) com as composições Talgo em vagões de passageiros transformados no que será a nova série 107 da Renfe.
O contrato é composto por dois lotes, sendo que o primeiro corresponde ao fornecimento e manutenção integral de vinte e seis unidades motoras, bem como a sua integração e acoplamento com as composições de vagões transformados, para formar trens AVE com bitola intercambiável, podendo assim circular nas vias de alta velocidade bem como em vias de bitola ibérica. As unidades motoras serão ainda dotadas de dupla tensão com uma velocidade máxima de 330 km/h, e ficando o operador espanhol com opção de aquisição de até quatorze locomotivas adicionais.
Investimento de mais de 3.500 milhões em material rodante
Esta operação insere-se no plano de renovação de frota lançado pela Renfe em 2019, através do qual a operadora está a fazer o maior investimento das últimas décadas na compra de material rodante para ajudar a impulsionar a recuperação económica, com investimentos que juntos ultrapassam os 3.500 milhões de euros e que vão gerar, segundo as expectativas, cerca de 52.000 novos empregos.
Uma primeira licitação foi adjudicada à empresa CAF para o fornecimento de 31 trens de bitola métrica e seis trens Alpine, e a manutenção parcial da frota ferroviária ao longo de quinze anos, no valor global de 258 milhões de euros.
Posteriormente, a Renfe adjudicou à Alstom e à Stadler o contrato para a compra de 211 trens de alta capacidade para Cercanías, no valor total de 2,445 bilhões de euros. Ambos os lotes incluem as peças de reposição, ferramentas e manutenção por quinze anos.
A Renfe também tem pendente a compra de 72 trens híbridos para distancias médias e Cercanías, por um valor total de 1.300 milhões de euros. O conselho de administração da empresa decidiu no passado mês de Abril abrir um novo concurso para este contrato, com o objetivo de ter novas unidades utilizando tecnologias como o hidrogénio para circularem em vias não eletrificadas e, desta forma, atingir uma maior eficiência energética.
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