Le Train, primeiro operador privado francês de trens de alta velocidade, e a empresa Talgo, fabricante espanhola de material ferroviário, assinaram hoje em Bordeaux um acordo para o desenvolvimento futuro de uma frota de composições de alta velocidade adaptada ao mercado francês e com base na plataforma Avril de alta velocidade.
A empresa Le Train obteve sua licença para operar em 24 de dezembro de 2022 e está se preparando para iniciar suas operações comerciais. Depois que a proposta foi convocada no início de 2022 para os principais fabricantes franceses e europeus e, após vários meses de negociações, as empresas se alinharam para o desenvolvimento de uma nova frota de trens de alta velocidade com base na plataforma de trens do Talgo Avril.
As duas empresas assinam hoje um acordo que cobre a aquisição de uma frota de até dez trens de alta velocidade, incluindo possíveis extensões de contrato e a possibilidade de lidar com a manutenção de equipamentos na França, bem como a criação de uma unidade conjunta de pesquisa e desenvolvimento na Nueva Aquitaine destinada a trabalhar para desenvolver soluções para uma ferrovia mais eficiente e sustentável no futuro.
Após a assinatura dos contratos, a construção dos dez primeiros trens terá início no primeiro semestre de 2023 na fábrica de Talgo em Rivabelosa (Álava). As primeiros unidades devem deixar a fábrica no início de 2025.
“Hoje o dia marca um momento importante na história da Le Train e do transporte ferroviário francês. Com esse grande acordo, confirmamos nossa ambição de oferecer viagens diárias em alta velocidade aos milhões de habitantes das regiões de Aquitaine, Brittany, Pays de la Loire e do Vale do Loire. Escolhemos o Talgo, um dos principais fabricantes europeus, que possui uma capacidade industrial solida necessária para garantir a excelência do equipamento produzido. O design personalizado proposto pela Talgo nos permitirá desenvolver uma experiência única para o viajante, especialmente para transporte a bordo de material esportivo e lazer, como bicicletas ou pranchas de surf, por exemplo. Finalmente, nossas duas empresas compartilham uma ambição comum: trabalhar de maneira sustentável para mobilidade com baixas emissões de carbono ", disse Alain Getraud, diretor geral da Le Train.
“Com a Le Train, a Talgo assinou uma associação de longo prazo. É uma ótima oportunidade para nossa empresa implantar seus conhecimentos e inovações ao norte dos Pirineus. É uma honra para nós a confiança depositada na Talgo para desenvolver a primeira frota de novos trens de alta velocidade da empresa. Estamos convencidos da relevância do modelo para tornar o transporte ferroviário uma alavanca de transição ecológica real ", disse Carlos Palacio Oriol, presidente da Patents Talgo.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments