A empresa ferroviária nacional do Egito, ENR, iniciou nos últimos dias de dezembro a operação comercial dos comboios Intercity construídos pela Talgo na Espanha. Os primeiros serviços conectam a capital egípcia, Cairo, e a cidade de Alexandria. Este marco confirma o bom andamento do projeto de fornecimento de seis unidades e sua manutenção por oito anos, por um contrato de 160 milhões de euros, que envolveu também a construção de novas instalações da Talgo no Egito.
As composições Talgo, que fazem parte da plataforma Intercity, com a qual a empresa conquistou recentemente contratos em países como Alemanha e Dinamarca, são uma parte muito relevante do processo de modernização do sistema ferroviário empreendido pelo governo egípcio como parte de um projeto mais amplo e uma agenda mais ambiciosa voltada para a descarbonização de setores-chave da economia.
Graças à leveza do material rodante característica da Talgo e à construção em alumínio, as unidades Intercity fornecidos ao Egito para serviços diurnos aumentam a capacidade e a qualidade do serviço e reduzem o consumo de energia por passageiro, maximizando a eficiência e minimizando o impacto ambiental.
Comboios de última geração
O contrato inicial previa o fornecimento de seis unidades com velocidade comercial máxima de 160 km/h e 490 lugares. Cada unidade é composta por uma locomotiva e quinze vagões, sendo cinco de primeira classe, oito de segunda classe, um misto com refeitório e assentos para pessoas com mobilidade reduzida e um carro técnico.
Fabricados na fábrica da Talgo em Alava (Espanha) e projetados com base na experiência da Talgo na linha Meca-Medina (Arábia Saudita), os comboios Intercity possuem sistemas de ar condicionado redundantes de alta potência e foram certificados para operar em temperaturas de até 50ºC . Eles também apresentam uma plataforma WIFI a bordo em todo o trem e sistemas de infoentretenimento nos vagões de primeira classe.
Segundo contrato: serviços noturnos
Em agosto de 2022, a Talgo ganhou um segundo contrato para a fabricação de mais sete comboios de passageiros, neste caso para serviços noturnos, por um valor aproximado de 280 milhões de euros.
Este novo projeto de comboios noturnos incluirá a construção das novas unidades nas fábricas de Álava e Madrid, em Espanha, bem como a sua manutenção nas instalações que a Talgo já tem no Egito, por um período de 15 anos. De acordo com o cronograma estabelecido, as novas composições para operação noturna começarão a ser entregues a partir de 2024.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments