
Uma unidade da Talgo Avril, o trem de alta velocidade desenvolvido e fabricado pela Talgo na Espanha, superou um marco fundamental em seu processo de homologação: ultrapassar 360 km/h, velocidade necessária para seu posterior comissionamento nos próximos meses. A unidade que atingiu a marca é uma das 30 cuja fabricação e manutenção durante três décadas foi adjudicada à Talgo pela Renfe para circulação na Espanha e na França.
Com apenas uma pequena equipe a bordo, composta por maquinista e técnicos de comissionamento da Talgo, a velocidade máxima foi atingida em um trecho da nova linha ferroviária Madrid-Burgos, entre a cidade de Palencia de Venta de Baños e a cidade de Burgos , infraestrutura que ainda está em teste e fechada ao tráfego de passageiros.
O marco alcançado hoje é apenas uma das etapas de homologação, que, entre outras coisas, exigirá a circulação da Talgo Avril por mais de 30.000 quilômetros, tanto nas linhas padrão europeias (alta velocidade) quanto nas linhas de bitola ibérica (tanto convencionais como de alta velocidade).


Alta velocidade na Espanha e França
Os testes, que registam o comportamento altamente satisfatório de todos os elementos do trem, desde o rolamento à tração, passando pelos sistemas de captação de energia e sinalização, servirão também para introduzir e validar um conceito também revolucionário: a caixa de velocidades automática para trens de alta velocidade capazes de exceder 300 km/h.
Paralelamente a este programa de testes, estão a decorrer trabalhos de homologação do trem Avril em território francês, para a sua operação comercial pela Renfe no país vizinho. Esses trabalhos estão focados principalmente na validação técnica dos sistemas de controle a bordo de 10 dos 30 trens que estão adaptados para a França.
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