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Ferrovia: Talgo apresenta seu sistema de propulsão a hidrogênio

Foto do escritor: Redação PubliracingRedação Publiracing

Ferrovia: Talgo apresenta seu sistema de propulsão a hidrogênio

No âmbito da Conferência SOI H2, sobre desenvolvimento de tecnologias com hidrogénio no Sudoeste Ibérico, realizada em Don Benito, Badajoz, a Talgo apresentou o seu sistema de propulsão a hidrogénio para veículos ferroviários.


O sistema Talgo é uma solução modular adequada para todos os tipos de trens, mas desenhada especificamente para a plataforma Vittal Cercanías e Media Distancia, com a qual a Talgo participa em diversos processos licitatórios na Espanha e no exterior.


O sistema usa células de hidrogênio produzidas por energias renováveis, como a solar fotovoltaica ou a eólica, que alimentam os motores elétricos do trem. O sistema é complementado com baterias que permitem aumentar a aceleração nas partidas, aproveitando a frenagem do trem para recarregar.


A tecnologia do hidrogênio permite a operação livre de emissões de linhas ferroviárias que não possuem sistemas de eletrificação e que dependem hoje de trens movidos a motores diesel, sem a necessidade com isso de obras de infraestrutura caras e permitindo uma operação sem utilização de combustíveis fósseis.

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Extremadura Verde

Os primeiros testes em via serão realizados no quarto trimestre de 2021, nas linhas da Estremadura que, para além de possuir infraestruturas adequadas, é uma das Comunidades Autónomas que se tem empenhado decididamente na geração e regeneração de cadeias industriais baseadas na produção local de hidrogénio.


Sobre o Projeto SOI H2

O Projeto SOI H2 é uma iniciativa transversal promovida com participação pública e privada para fazer da indústria do hidrogênio um vetor de desenvolvimento socioeconômico no sudoeste da Península Ibérica, e que estima em cerca de 50 mil o número de empregos que podem ser gerados no Alentejo (Portugal) e na Extremadura (Espanha), a chamada Euro região Alex.


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