
No âmbito da Conferência SOI H2, sobre desenvolvimento de tecnologias com hidrogénio no Sudoeste Ibérico, realizada em Don Benito, Badajoz, a Talgo apresentou o seu sistema de propulsão a hidrogénio para veículos ferroviários.
O sistema Talgo é uma solução modular adequada para todos os tipos de trens, mas desenhada especificamente para a plataforma Vittal Cercanías e Media Distancia, com a qual a Talgo participa em diversos processos licitatórios na Espanha e no exterior.
O sistema usa células de hidrogênio produzidas por energias renováveis, como a solar fotovoltaica ou a eólica, que alimentam os motores elétricos do trem. O sistema é complementado com baterias que permitem aumentar a aceleração nas partidas, aproveitando a frenagem do trem para recarregar.
A tecnologia do hidrogênio permite a operação livre de emissões de linhas ferroviárias que não possuem sistemas de eletrificação e que dependem hoje de trens movidos a motores diesel, sem a necessidade com isso de obras de infraestrutura caras e permitindo uma operação sem utilização de combustíveis fósseis.

Extremadura Verde
Os primeiros testes em via serão realizados no quarto trimestre de 2021, nas linhas da Estremadura que, para além de possuir infraestruturas adequadas, é uma das Comunidades Autónomas que se tem empenhado decididamente na geração e regeneração de cadeias industriais baseadas na produção local de hidrogénio.
Sobre o Projeto SOI H2
O Projeto SOI H2 é uma iniciativa transversal promovida com participação pública e privada para fazer da indústria do hidrogênio um vetor de desenvolvimento socioeconômico no sudoeste da Península Ibérica, e que estima em cerca de 50 mil o número de empregos que podem ser gerados no Alentejo (Portugal) e na Extremadura (Espanha), a chamada Euro região Alex.
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