A Siemens Mobility ganhou o pedido para a entrega de 28 comboios regionais elétricos Mireo de três vagões para o projeto piloto “Digital Node Stuttgart” (DKS) da “Digital Rail Germany” (DSD). As unidades terão equipamento DSD completo, incluindo o mais recente Sistema Europeu de Controle de Trem (ETCS) automático e Operação Automática de Trem (ATO) de Nível 2 (GoA 2). O Mireo será capaz de operar em declives acentuados e será aprovado para operação na Áustria. O acordo-quadro, assinado com o Instituto Estadual de Veículos Ferroviários de Baden-Württemberg (SFBW), inclui um contrato de manutenção de dez anos com opção de prorrogação por mais 20 anos. Os comboios serão entregues em tempo recorde entre novembro de 2025 e abril de 2026. A encomenda vale aproximadamente 300 milhões de euros.
O chefe do Ministério dos Transportes do Estado, Berthold Friess, disse: “Baden-Württemberg continua a ser um pioneiro na digitalização das ferrovias. Nos próximos dez anos, os 28 trens regionais Mireo encomendados servirão principalmente para manter as operações de passageiros no estado tão convenientes e confortáveis quanto possível, enquanto a frota existente está sendo modernizada com tecnologia DSD. A Siemens Mobility é agora o segundo parceiro industrial na integração de equipamentos DSD completos em nossos trens. Isto irá acelerar significativamente o desenvolvimento de um sistema ferroviário totalmente digitalizado na Alemanha.”
“O Mireo proporcionará ao estado de Baden-Württemberg um transporte de última geração que oferece uma impressionante relação custo-benefício na operação e um alto nível de conforto e conveniência para os passageiros. O contrato de manutenção de longo prazo, que inclui serviços digitais baseados no Railigent X, também garante operação confiável e alta disponibilidade dos trens”, disse Albrecht Neumann, CEO Rolling Stock da Siemens Mobility.
As unidades Mireo serão fabricados na rede de fábricas da Siemens Mobility. Os comboios devem ser comissionados na infraestrutura do Nó Digital de Estugarda, uma vez que apenas os comboios com sistemas ETCS especificamente funcionais poderão operar nessas rotas. Este é o primeiro pedido da Siemens Mobility que exige a implementação de equipamento ferroviário DSD completo.
Equipamento DSD
Todos os 28 trens Mireo terão equipamentos DSD, incluindo o Sistema Europeu de Controle de Trem (ETCS) e unidades de bordo que permitem a Operação Automatizada de Trem (ATO) de Nível 2 (GoA 2), de acordo com o TSI ZZS 2023 com versões do sistema SV2.0 e até 2030 com SV3.0. Enquanto sistema de transporte para a digitalização do transporte ferroviário, o ETCS está também a abrir caminho para um transporte ferroviário harmonizado, transfronteiriço e, acima de tudo, seguro nas redes ferroviárias europeias e mundiais. A Siemens Mobility também está equipando os novos trens com um Sistema de Monitoramento de Integridade de Trem (TIMS), bem como com o Sistema de Comunicação Móvel Ferroviária do Futuro (FRMCS), pela primeira vez instalado na Alemanha. Este equipamento digital permite operações mais rigorosamente programadas e com poupança de energia através de sinalização digitalmente preditiva e instruções de condução.
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