
As composições elétricas já circulam no trecho Viana do Castelo - Valença do Minho, após as obras de modernização e eletrificação levadas a cabo pela Infraestruturas de Portugal, IP, e depois de concluída a fase de testes e certificação.
A eletrificação e modernização desta via faz parte do plano de investimentos do governo português na ferrovia, o que inclui restabelecimento de trafego comercial em vias anteriormente abandonadas e ainda modernização de outras vias. O investimento foi superior a 19 milhões de euros, com apoio de fundos da União Europeia.
A intervenção no trecho de 49 quilómetros da linha do Minho teve como ações a instalação de catenária, elevação de plataformas, a construção de duas estações técnicas com trilhos de 750 metros para trens de carga; estabilização de encostas, melhoria dos sistemas de drenagem e estruturas de suporte e contenção existentes ao longo do trecho; a regularização da via nos túneis de Seixas e Gondarém, para permitir a instalação da catenária, e a impermeabilização dos túneis de Caminha, Seixas e Gondarém.
Os projetos desenvolvidos pela IP dividiram-se em duas fases, a eletrificação inicialmente entre Nove - Viana do Castelo, concluída em julho de 2019, e a eletrificação de Viana do Castelo - Valença. Com a celebração deste último contrato, a linha já está equipada com tração eléctrica ao longo de toda a sua extensão, 134 quilómetros, entre a cidade do Porto e a fronteira com Espanha, em Valença.
Ainda como plano de modernização da operação ferroviária no país foram recuperadas, entre outras peças de material rodante, locomotivas elétricas Alstom da série 2600, com cerca de 40 anos, muitas delas já estavam desativadas, mas com a completa modernização ganharam vida nova e começam a operar servindo para melhorar os serviços ferroviários no país.
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