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Ferrovia: Os testes do TGV M continuam na rede francesa agora com duas unidades


Ferrovia: Os testes do TGV M continuam na rede francesa agora com duas unidades

Desde junho de 2023, o futuro TGV INOUI (equipamento de 5ª geração denominado TGV M), entrou em campanha de testes na rede ferroviária francesa. Esta campanha, que se acelera com a chegada de um novo comboio de testes, durará até ao final de 2023, antes da fase de testes de admissão e homologação em 2024.


O TGV M, futuro TGV INOUI, da linha Avelia Horizon da Alstom está entrando em uma nova etapa de testes. Encomendado pela SNCF Voyageurs inicialmente com 115 composições por um valor aproximado de 3,5 mil milhões de euros, a 5ª geração do TGV é a realização de um grande projeto industrial e de inovação realizado em parceria entre a SNCF Voyageurs e o fabricante francês Alstom. A sua implantação será distribuída ao longo de dez anos, a partir de 2025, com as primeiras unidades sendo destinadas para a linha Paris-Lyon-Marselha.


Uma série de testes necessários antes de colocá-lo em circulação comercial

Em dezembro de 2022, começaram os testes de pré-validação nas instalações de Vélim, na República Checa. Neste circuito fechado, o objetivo foi validar pela primeira vez o funcionamento global do comboio até à velocidade de 200 km/h.


Em março de 2023, o futuro TGV INOUI foi a Viena para realizar testes climáticos. Estes testes permitiram testar o futuro comboio a temperaturas extremas (entre -20°C e +40°C). Foram essenciais no contexto climático atual, porque permitem avaliar a eficiência energética do futuro TGV INOUI. A resistência do comboio às condicionantes climáticas contribui ativamente para o objetivo de reduzir em 20% o consumo de energia do futuro TGV INOUI.


Desde junho de 2023 foram retomados os testes de pré-validação já na rede ferroviária francesa. Eles durarão até dezembro de 2023. Consistem em testar, e se necessário ajustar, a operação do trem, com velocidades de até 320 km/h.


Para isso, são utilizados dois trens:

Um primeiro comboio em funcionamento desde junho de 2023, e que permite testar e validar as funções de manobra, recolha de corrente através do pantógrafo, tração e travagem. É também com este comboio que, pela primeira vez, o futuro TGV INOUI rodou à velocidade comercial máxima de 320km/h, no dia 14 de setembro de 2023 às 15h47.


Durante o mês de outubro de 2023, os testes de pré-validação aceleram com as primeiras circulações de um segundo comboio.


Isto permitirá validar todos os equipamentos de segurança do comboio.

É laminado em ambas as extremidades com pinturas desenhadas por agentes da SNCF Voyageurs para um, e da Alstom para o outro e estará visível até meados de novembro na linha de alta velocidade do Atlântico Sul da Europa.


Ferrovia: Os testes do TGV M continuam na rede francesa agora com duas unidades

Ao longo deste período, a bordo, entre 25 e 30 técnicos e engenheiros compõem a equipa de testes de cada uma das unidades.


De Janeiro a Julho de 2024 serão realizados testes de admissão, que consistem em testar o funcionamento do comboio reproduzindo as configurações e contextos que este poderá encontrar ao longo da vida útil do comboio (unidade única, unidade múltipla, modos degradados, condições meteorológicas , pontos singulares da rede, etc.). Os testes de admissão permitirão a obtenção da Autorização de Introdução no Mercado emitida pela ERA (Agência Ferroviária Europeia).


Por último, a partir do outono de 2024, durante um longo período que antecede a operação comercial, vários comboios circularão pela rede, no âmbito de testes pré-operação. Eles permitirão testar a confiabilidade do trem em condições reais de operação. Todas as funções serão testadas, principalmente aquelas relacionadas ao conforto dos passageiros. Estes testes, que serão realizados com os primeiros 4 trens de produção, serão também uma oportunidade para os maquinistas e chefes de tripulação se familiarizarem com este novo trem e suas inovações.


No final de todos estes testes, o futuro TGV INOUI terá beneficiado de 350 semanas de testes cumulativos e terá percorrido mais de um milhão de quilómetros antes que o primeiro cliente experimente os SNCF Voyageurs de alta velocidade com todas as novas tecnologias.


Centros de manutenção de última geração

A SNCF Voyageurs iniciou um importante programa para modernizar os seus centros de manutenção, para acomodar o futuro TGV INOUI. Este trabalho consiste na adaptação das instalações de manutenção para torná-las compatíveis com o futuro comboio, como a instalação de bancadas automatizadas que permitem verificar várias centenas de peças em poucos segundos. O aspecto ecológico está muito presente nestes investimentos, e são favorecidas soluções otimizadas do ponto de vista energético.

Ferrovia: Os testes do TGV M continuam na rede francesa agora com duas unidades

O Centro Técnico do Sudeste Europeu (TSEE), que acolheu os primeiros TGV em 1981, será o primeiro a acolher os futuros TGV INOUI. Com os seus 850 funcionários, assegura a manutenção de quase um quarto dos TGV SNCF Voyageurs que operam em França, Itália, Suíça, Espanha e Alemanha.


O projeto de modernização do TSEE ascende a quase 300 milhões de euros em investimentos (de 2023 a 2027) e representa o padrão de uma nova geração de técnicos de manutenção para os novas unidades da SNCF, mais modernos, mais conectados e mais tecnológicos.


O futuro TGV INOUI promete trazer a manutenção do comboio de Alta Velocidade para uma nova era. Será um comboio que permitirá ter dados técnicos e informações claras sobre o estado de saúde de cada um dos seus componentes de forma permanente e remota. Será assim possível planear operações de manutenção tanto preventivas como corretivas, ligadas ao estado real dos componentes e antecipar eventuais avarias de portas, ar condicionado e em geral todos os sistemas que contribuem para o funcionamento do comboio e para o conforto dos passageiros.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


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