
Interrompida por causa da pandemia de Covid-19, a Autoestrada ferroviária (AE) da VIIA entre o porto de Calais e o terminal de Orbassano voltará a operar com as cinco ligações semanais em ambos os sentidos.
Lançada em Novembro de 2018, esta AE ferroviária garante um transit time de cerca de 18 horas para um trajeto a rondar os 1 100 quilômetros entre o norte de França e o norte de Itália. Através de Calais, é ainda possível ligar, pela Mancha, o mercado britânico, numa oferta combinada rodoviário /ferrovia.
O newtwork da VIIA é atualmente composto por oito AE ferroviárias, quatro operadas diretamente e outras tantas em parceria com outros operadores.
No ano passado, a VIIA transportou cerca de 100 mil unidades de transporte, entre semi reboques, containers e caixas móveis, tendo realizado 2,3 mi milhões de toneladas-km e evitado a emissão de um volume considerável de poluentes.
A operação de caracteriza pelo transporte do semi reboque ou contêineres que estariam circulando pelas estradas através de caminhões, e através destas composições transportados de forma rápida e segura em trens, evitando ainda eventuais acidentes e todo o prejuízo financeiro dai decorrente, além do desgaste de rodovias, e contribuindo de forma significativa para um impacto muito positivo em questões ambientais.
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