
O consórcio Ilsa, um dos futuros operadores privados de Alta Velocidade em Espanha, vai ter uma frota de 23 ETR1000.
A Trenitalia assinou um contrato de 797 milhões de euros com a Hitachi Rail (60%) e a Bombardier Transportation (40%) para o fornecimento de 23 trens ETR1000 ao consórcio Ilsa, para a Alta Velocidade espanhola.
Estas unidades serão operadas pela Intermodalidad de Levante, o futuro operador privado do mercado aberto espanhol, propriedade do consórcio Ilsa (45% do grupo público italiano e a 55% pela Air Nostrum).
Projectado para operar a velocidades de até 360 km/h, o ETR1000 tem como base a plataforma V300Zefiro da Bombardier, que a Trenitalia opera desde 2015 sob a marca Frecciarossa 1000. No ano passado, o operador italiano encomendou 14 unidades adicionais, que se juntaram as 50 iniciais. Cinco unidades estão a ser configuradas para utilização na rota Milão-Paris e duas estão em testes na França.

Os trens para a Ilsa também serão construídos na Itália. As composições de 200 metros de comprimento terão capacidade para transportar cerca de 460 passageiros.
A Ilsa tem como objetivo iniciar a operação regular a 1 de Março de 2022 nas ligações que lhe foram atribuídas em concurso público pela Adif: Madrid-Córdoba-Sevilha, Madrid-Córdoba-Málaga, Madrid-Córdoba-Granada, Madrid-Cuenca-Valência, Madrid-Cuenca-Albacete-Alicante e Madrid-Saragoça-Barcelona.
“A liberalização das linhas europeias permite que a Ilsa ofereça novos serviços ferroviários na Espanha para incentivar ainda mais os público a mudar as suas viagens de carros e aviões para a ferrovia, contribuindo para que sejam cumpridas as metas de sustentabilidade global”, indica, Franco Beretta, presidente e diretor-geral da Bombardier Transportation Itália.
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